Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lehmann, Lucia de Mello de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Barreto, Claudia Marcia Borges | - |
Autor(es): dc.contributor | Coelho, Cristina Lucia Maia | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Maria Stela Antunes da | - |
Autor(es): dc.contributor | Cardoso, Fernanda Serpa | - |
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Artur Parreira | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Claudia Maria Ramalho Nunes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:34:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:34:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/29308 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753075 | - |
Descrição: dc.description | As políticas públicas voltadas para a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, enfatizam a inclusão de todas as crianças na escola. O atendimento a essa premissa tem revelado a dificuldade do professor em dar conta da diversidade de características intelectuais dos alunos, que podem variar de deficiências a altas habilidades/superdotação (AH/SD). É importante, portanto, o reconhecimento da situação no ambiente do trabalho para enfrentá-la. Portanto, estudamos a percepção dos professores sobre o tema altas habilidades/superdotação (AH/SD), no que tange a compreensão do tema, o conhecimento construído e as dificuldades no trabalho com os alunos dotados de características intelectuais especiais. A partir da análise dos dados obtidos identificamos parâmetros orientadores para a criação de curso de formação continuada de professores sobre o tema. A pesquisa teve cunho qualitativo e quantitativo, usando como estudo de caso o atendimento especializado em relação às salas de recursos multifuncionais e dos atendimentos aos alunos com altas habilidades/superdotação da rede municipal de educação de Saquarema. Para tal foram utilizadas a pesquisa documental e entrevistas com questionários semiestruturados com a coordenação e professores, das salas de aulas regulares e de recurso multifuncional. A primeira etapa constou de pesquisa documental referente à cidade de Saquarema e suas características e a implementação do Centro de Apoio a Inclusão Escolar - CAIE. A segunda etapa constou de entrevista com a coordenação de Educação Especial sobre como se estrutura e funciona o atendimento especializado na rede. A terceira etapa foi realizada junto aos professores da rede municipal sobre como os mesmos compreendem o atendimento especializado e as Altas habilidades/Superdotação. Os dados obtidos com a realização da pesquisa revelaram, que as principais lacunas formativas estão relacionadas ao conceito de AH/SD, a identificação dos alunos com AH/SD, às bases legais e teórico-metodológicas, originando os parâmetros para a realização de formação continuada. Concluímos que embora exista o atendimento educacional especializado no município, o tema AH/SD é pouco disseminado e povoado por mitos entre os professores, que admitem a necessidade de formação continuada. | - |
Descrição: dc.description | The public policies aimed at The Special Education under the scope of the Inclusive Education, stress out the inclusion of all children in school. The fulfillment of this premise has been disclosing the teacher´s challenge to deal with a wide multitude of intelectual features of the students, that ranges from cognitive deficiencies up to high skills, not to mention the super gifted profiles. Therefore it´s of primary importance an overall awareness of this issue within the working environment so as to face it as it is. That being said, we have researched the teachers´ perception on highy skilled/giftedness (HS/G) issue, namely concerning the subject understanding, the devised knowledge and the difficulties at work with students gifted with above average intelectual characteristics. Provided the analysis of the collected data we have spotted the guiding parameters to the devising of the Continuous Training course for teachers on the subject. The research has had both qualitative and quantitative scope by using, as a case study, the tailor-made attendance towards the multifunctional resources´rooms and the attendance to the students with high skills / giftedness (HS/G) within the local Education system of Saquarema, so much so that it has been used a document research and interviews through semi-structured questionnaires with school coordination and teachers alike, from regular classrooms and from multifunctional resources rooms. The first step was composed of document researching with reference to the city of Saquarema and its characteristics and the implementation of the Centro de Apoio a Inclusão Escolar (CAIE). The second step covered an interview to the Coordination of Special Education on how the tailor-made attendance is structured and works. The third step has been performed with local teachers about how they see the tailor-made attendance and the high skills and giftedness. The collected data got out of the research has disclosed that the main training-like gaps are related to the (HS/G) concept, the tracking of (HS/G) students under the guise of legal and theoretical-methodological basis, has provided the parameters to the carrying out of continuous training program. We have drawn to the conclusion the regardless the fact that the tailor-made educational attendance does exist at the municipality, the HS/G issue is hardly ever discussed and is target of misguided thoughts among teachers, that admit the need of continuous training. | - |
Descrição: dc.description | 109 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Especial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atendimento Educacional Especializado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Altas Habilidades Superdotação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sala de Recursos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudante com necessidades específicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Superdotado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recurso didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação permanente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Special Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tailor-made Educational Attendance | - |
Palavras-chave: dc.subject | High Skills/Giftedness (HS/G) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resources Room | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers Training | - |
Título: dc.title | Parâmetros para formação continuada de professores em altas habilidades/superdotação | - |
Título: dc.title | Parameters for continuing education of teachers in high abilities/giftedness | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: