Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Paiva, Fernando de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4982119146423529 | - |
Autor(es): dc.contributor | Reis, Andrea Cardoso | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6262529739783058 | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Daniel Dias de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2449592439694848 | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Darlan Fraga | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:34:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:34:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27883 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753068 | - |
Descrição: dc.description | A Pedagogia é um campo muito amplo e com infindas possibilidades de atuação, pois compreende-se que o fazer pedagógico ultrapassa os limites do âmbito formal da educação. Compreender a Pedagogia dentro de seu contexto histórico é essencial para necessárias e múltiplas reflexões acerca do desenvolvimento e expansão do campo. Baseando-se nesses elementos, a presente pesquisa, de abordagem qualitativa do tipo bibliográfica e documental, que também traz um relato de experiência, tem como objetivo apresentar a trajetória e as multifaces da Pedagogia para além do espaço escolar sem negligenciar à sua base, que é a docência, sem dicotomizar a graduação. Para tanto, o estudo verificou a transmutação histórica do campo ao longo dos séculos, sinalizando outros possíveis lugares de atuação do (a) Pedagogo (a) na contemporaneidade. O relato de experiência narrado na última seção, que envolve a criação de um projeto de Pedagogia Musical do autor, denominado “Som da Criançada” - ferramenta pedagógica que complementa o objetivo do estudo-, busca exemplificar a possibilidade de atuação do (a) Pedagogo (a) para além do espaço escolar em suas multifaces. Desta forma, há um incitamento para que os egressos do curso de Licenciatura em Pedagogia explorarem outros lugares de atuação do Pedagogo para além do espaço escolar como forma de ampliação dos estudos acerca das possibilidades de sua atuação profissional e, por consequência, a valorização social do campo. | - |
Descrição: dc.description | Pedagogy is a very broad field with endless possibilities for action, as it is understood that pedagogical work goes beyond the limits of the formal scope of education. Understanding Pedagogy within its historical context is essential for the necessary and multiple reflections on the development and expansion of the field. Based on these elements, the present research, with a qualitative approach of the bibliographical and documentary type, which also brings an experience report, aims to present the trajectory and the multifaceted aspects of Pedagogy beyond the school space without neglecting its base, which is teaching, without dichotomizing graduation. To this end, the study verified the historical transmutation of the field over the centuries, signaling other possible places of action of the Pedagogue in contemporary times. The experience report narrated in the last section, which involves the creation of a Musical Pedagogy project by the author, called “Som da Criançada” - a pedagogical tool that complements the objective of the study-, seeks to exemplify the possibility of the Pedagogue acting (a) beyond the school space in its many faces. In this way, there is an incentive for the graduates of the Degree in Pedagogy to explore other places where the Pedagogue works beyond the school space as a way of expanding the studies about the possibilities of their professional performance and, consequently, the social appreciation of the field. | - |
Descrição: dc.description | 54 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espaço não-escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia Musical | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | História da Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Campo de atuação do pedagogo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Non-school space | - |
Palavras-chave: dc.subject | Musical Pedagogy | - |
Título: dc.title | Ontem e hoje - a pedagogia para além do espaço escolar: compartilhando a construção de uma experiência profissional | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: