Introdução de noções básicas de radioatividade no ensino médio sob uma perspectiva de aprendizagem centrada em eventos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, José Antônio e-
Autor(es): dc.contributorSouza, José Antônio e-
Autor(es): dc.contributorAnjos, Roberto Meigikos dos-
Autor(es): dc.contributorMacario, Kita Chaves Damasio-
Autor(es): dc.contributorCosta, Eden Vieira-
Autor(es): dc.contributorSouza, José Antônio e-
Autor(es): dc.contributorSouza, José Antônio e-
Autor(es): dc.contributorAnjos, Roberto Meigikos dos-
Autor(es): dc.contributorMacario, Kita Chaves Damasio-
Autor(es): dc.contributorCosta, Eden Vieira-
Autor(es): dc.creatorFagundes, Bruno Magalhães Machado-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:34:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:34:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-15-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-15-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24739-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753065-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho é a proposta de uma sequência didática a ser aplicada em aulas de Física do terceiro ano do Ensino Médio, tendo como tema, a radioatividade e partindo de uma perspectiva de que a escola é um lugar de transformação ideológica, reflexão e formação de senso crítico. De forma a contextualizar os conteúdos e mostrar como se deu seu desenvolvimento ao longo dos anos, foi usada uma perspectiva de História e Filosofia da Ciência. Para fazer a ligação desses conteúdos com a sociedade moderna, foram usados elementos de uma abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade, tendo como metodologia de referência a Aprendizagem Centrada em Eventos. Por se tratar de uma metodologia pouco comum, a aplicação dessa sequência pode, de fato, apresentar algumas restrições, por outro lado, a proposta não pretende, de forma alguma, fazer com que os professores fiquem presos a ela e pode ser adaptada dependendo da realidade de cada escola e grupo de professores.-
Descrição: dc.descriptionThe present work is a proposal of a sequence to be applied in teaching Physics classes in the third year of high school, being the subject radioactivity, from a perspective that school is a place of ideological transformation, reflection and critical sense formation. In order to contextualize the contents and show how its development has been over the years, were used a History and Philosophy of Science perspective. To link these contents with modern society, there were used elements of a Science, Technology and Society, taking as reference the Events Centered Learning methodology. Because it is an unusual methodology, applying this sequence may indeed introduce some restrictions on the other hand, the proposal does not intend in any way to make teachers get stuck to it, but it can be adapted depending on the reality of each school and group of teachers.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectRadiações ionizantes-
Palavras-chave: dc.subjectRadioatividade-
Palavras-chave: dc.subjectCTS-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem centrada em eventos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectRadioatividade-
Palavras-chave: dc.subjectRadiação Ionizante-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem centrada em eventos-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics teaching-
Palavras-chave: dc.subjectIonizing radiations-
Palavras-chave: dc.subjectRadioactivity-
Palavras-chave: dc.subjectSTS-
Palavras-chave: dc.subjectEvent Centered Learning-
Título: dc.titleIntrodução de noções básicas de radioatividade no ensino médio sob uma perspectiva de aprendizagem centrada em eventos-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.