O papel da causalidade na resposta de Tomás de Aquino ao problema do mal natural

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMedici, Guilherme Louis Wyllie-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3554332085592369-
Autor(es): dc.contributorSilveira, Carlos Frederico Gurgel Calvert-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4874832664252533-
Autor(es): dc.contributorSalles, Sergio de Souza-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3449303767051626-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8536588232013495-
Autor(es): dc.creatorQuélhas, Daniel de Athayde-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:34:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:34:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-27-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28623-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753048-
Descrição: dc.descriptionNesta dissertação pretende-se apresentar a solução do problema do mal natural elaborada por Tomás de Aquino. A partir da análise da argumentação contemporânea sobre o problema do mal nota-se uma lacuna na explicação sobre o mal natural. Neste ponto a solução tomista se mostra promissora, pois através da síntese filosófica entre a doutrina platônica da participação e a da causalidade aristotélica, o Doutor Angélico harmonizou de modo sistemático a teologia cristã e a filosofia grega, e justificou que o mal natural não tem em Deus a sua causa, mas é ocasionado pela defectibilidade das coisas criadas, que, apesar de sua imperfeição, compõem a bondade e a beleza do universo. A solução tomista bem engendrou a causalidade com a providência divina, ela será examinada conforme o itinerário filosófico do Compêndio de Teologia, enquanto que especificamente sobre o mal será necessária a comparação com os textos paralelos da Suma Teológica, da Suma Contra os Gentios, e das Questões Disputadas Sobre o Mal.-
Descrição: dc.descriptionThe aim of this research is to present the solution of the problem of natural evil elaborated by Thomas Aquinas. From the analysis of contemporary arguments about the problem of evil is noticed a gap in the explanation of natural evil. At this point the thomistic solution shows promissory, because through philosophical synthesis between the platonic doctrine of participation and of aristotelian causality, the Angelic Doctor harmonized systematically christian theology and greek philosophy, and explained that natural evil is not in God their cause, but is caused by defectibility of created things, which, despite its imperfection, make up the goodness and beauty of the universe. The thomist solution well engineered causality with divine providence. This will be analised in accordance with the philosophical itinerary of the Compendium of Theology, while specifically about evil, will be necessary a comparison with the parallel texts of the Summa Theologica, the Summa Contra Gentiles, and Disputed questions About Evil-
Descrição: dc.description81 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectParticipação-
Palavras-chave: dc.subjectMal natural-
Palavras-chave: dc.subjectTomás de Aquino-
Palavras-chave: dc.subjectCausalidade-
Palavras-chave: dc.subjectCausalidade-
Palavras-chave: dc.subjectAquino, Tomás de, 1225-1274-
Palavras-chave: dc.subjectCausality-
Palavras-chave: dc.subjectParticipation-
Palavras-chave: dc.subjectNatural Avil-
Palavras-chave: dc.subjectThomas Aquinas-
Título: dc.titleO papel da causalidade na resposta de Tomás de Aquino ao problema do mal natural-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.