Métodos de classificação e de avaliação dos serviços de hotelaria e turismo na era digital: um estudo no centro histórico do Rio de Janeiro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSoares, Carlos Alberto Lidizia-
Autor(es): dc.contributorMonteiro, João Evangelista Dias-
Autor(es): dc.contributorVilela, Eduardo Antonio Pacheco-
Autor(es): dc.creatorRamos, Marcos Gonçalves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:34:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:34:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-14-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-14-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7168-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753040-
Descrição: dc.descriptionO presente documento de pesquisa tem como objetivo discutir e avaliar o Sistema Brasileiro de Classificação de Hotéis (SBCLASS), lançado em 2011 pelo Ministério do Turismo (MTUR), foi realizada uma coleta de dados em 45 meios de hospedagem no centro histórico e financeiro do Rio de Janeiro. O impacto das modernas tecnologias de comunicação de informação são revistas a partir da análise crítica baseada no conceito de Habermas(1992)sobre a transformação da opinião pública e também em recentes trabalhos sobre Economia Colaborativa. São analisadas diferentes abordagens para a classificação de meios de hospedagem discutida em três modelos operacionais principais como: heurística geral, classificações funcionais e classificação algorítmica, também foi desenvolvida uma comparação analítica entre os processos de ordenação das plataformas Tripadvisor e Booking.com, tendo seus dados estatísticos demonstrados. Possíveis distorções estatísticas foram detectadas no total de revisões atribuída para a posição de rankeamento de hotéis .-
Descrição: dc.descriptionThe present research paper aims to discuss the brazilian national classification system for hospitality services and means of hosting launched in 2011 by the brazil national tourist authority (MTUR), a survey was conducted in 45 hotels and hostels at historical site and financial area of rio de janeiro in order to evaluate sbclass target efficienceness . The impact of modern information technology communications facilities and the role of online travel agencies (otas) are reviewed under a critical analysis based on haberma´s concepts of public opinion transformation and also on recent works of sharing economy. Different methodological aprroaches for hosting classification are discussed from three main operational procedures like general heuristics, functional classfications and algorithimic classification also a analitical comparison between the ranking processes of tripadvisor and booking.com plataforms was performed and statistical data are shown. Possible statiscal distortions were detected on reviews total amount assigned to hotel ranking position.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSbclass-
Palavras-chave: dc.subjectOtas-
Palavras-chave: dc.subjectTripadvisor-
Palavras-chave: dc.subjectEconomia colaborativa-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectHotelaria-
Palavras-chave: dc.subjectServiços ao cliente - Avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectSbclass-
Palavras-chave: dc.subjectOtas-
Palavras-chave: dc.subjectTripadvisor-
Palavras-chave: dc.subjectSharing economy-
Título: dc.titleMétodos de classificação e de avaliação dos serviços de hotelaria e turismo na era digital: um estudo no centro histórico do Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.