Autorretrato: o conhecimento de si e o aprendizado de sociologia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPetry, Hélène Cécile-
Autor(es): dc.contributorSilveira, Elisabete Cristina Cruvello da-
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Rosana da Câmara-
Autor(es): dc.creatorBarreto, Barbara Tovar da Silveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:34:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:34:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9872-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753035-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho busca refletir acerca das possibilidades de afeto na educação, através da aplicação da história de vida como um instrumento de aproximação do professor-aluno, bem como do aluno enquanto um sujeito histórico possuidor de uma identidade social. A minha indagação principal, norteadora da reflexão proposta é: Como a metodologia do autorretrato possibilita o autoconhecimento do discente em torno de sua história pessoal e do seu contexto mais amplo nas aulas de Sociologia, bem como possibilita a aproximação entre os discentes e o docente, de modo a criar um espaço de colaboração e confiança, entre estudantes da turma? Também apresento características que marcam o espaço escolar e que estão expressas nos próprios trabalhos e na sequência apresento outras formas metodológicas que buscam atribuir a esse espaço maior reflexão crítica, ação, empatia e cuidado-
Descrição: dc.descriptionThe present work seeks to reflect on the possibilities of affection in education, through the application of the life history as an instrument of approach of the teacher-student, as well as of the student as a historical subject possessing a social identity. My main question, which is the guiding principle of the proposed reflection is: How does the self-portraiture methodology enable the student's selfknowledge about his or her personal history and wider context in Sociology classes, as well as allows the students and the teacher to approach, in order to create a space of collaboration and trust among students in the class? I also present characteristics that mark the school space and that are expressed in the works themselves and in the sequence I present other methodological forms that seek to attribute to this space greater critical reflection, action, empathy and care-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAutorretrato-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia-
Palavras-chave: dc.subjectHistória de vida-
Palavras-chave: dc.subjectAfeto-
Palavras-chave: dc.subjectAfeto-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectRelação professor-aluno-
Palavras-chave: dc.subjectAutorretrato-
Palavras-chave: dc.subjectSelf-portrait-
Palavras-chave: dc.subjectMethodology-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectSociology-
Palavras-chave: dc.subjectLife's history-
Palavras-chave: dc.subjectAffection-
Título: dc.titleAutorretrato: o conhecimento de si e o aprendizado de sociologia-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.