Instrumento para consulta de enfermagem ao paciente pediátrico em pré-operatório: estudo metodológico

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPaiva, Eny Dórea-
Autor(es): dc.contributorReis, Adriana Teixeira-
Autor(es): dc.contributorSilva, Luciana Rodrigues da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4790626263094132-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8588728051065739-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1214511185533941-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4145702649619857-
Autor(es): dc.creatorAcioly, Paloma Gonçalves Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:34:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:34:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-16-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-16-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21409-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753028-
Descrição: dc.descriptionO objetivo geral deste estudo é elaborar e validar um instrumento para consulta de enfermagem ao paciente pediátrico em pré-operatório no ambulatório especializado. Objetivos específicos: Identificar na literatura os diagnósticos e intervenções de enfermagem para o paciente pediátrico em pré-operatório; elaborar instrumento para consulta de enfermagem ao paciente pediátrico em pré-operatório; e validar o instrumento elaborado. Método: Trata-se de um estudo do tipo metodológico, desenvolvido em cinco etapas. 1ª Etapa: Identificação dos diagnósticos e intervenções de enfermagem mediante revisões integrativas da literatura. 2ª Etapa: Discussão e avaliação dos diagnósticos de enfermagem para priorizar diagnósticos voltados ao paciente pediátrico em pré-operatório. 3ª Etapa: Elaboração do instrumento por meio da utilização de um conjunto de dados mínimos de enfermagem e das necessidades humanas de Wanda Horta, correlacionadas com os diagnósticos e intervenções de enfermagem e com as ligações NANDA-NOC-NIC. 4ª Etapa: Validação do instrumento elaborado com experts, a partir da Técnica Delphi. 5ª Etapa: Reestruturação do instrumento para a versão final. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética com os respectivos números de pareceres: 3.627.393 e 3.785.239. Resultados: Na revisão integrativa da literatura sobre diagnósticos, emergiram 89 diagnósticos de enfermagem de 12 artigos encontrados; e na revisão sobre intervenções, emergiram três categorias de intervenções de enfermagem: Brincadeiras Terapêuticas; Ações Educativas em Saúde; e Programas Direcionados e Personalizados. Para elaboração do instrumento, foi utilizado o Conjunto de Dados Mínimos de Enfermagem, fundamentado na teoria das necessidades humanas básicas de Horta, correlacionadas com os 38 diagnósticos avaliados em encontros com enfermeiros e nas intervenções e ligações NANDA-NOC-NIC. O instrumento foi validado por 10 experts, com índice de validade de conteúdo excelente, entre 0,9 e 1,0 na primeira rodada, e sugestões, propostas pelos especialistas, validadas na segunda rodada, obtendo porcentagem de concordância de 70% a 100%. Conclusão: Este estudo possibilitou a elaboração e validação de instrumento, com o intuito de fortalecer, padronizar e qualificar o cuidado de enfermagem ao paciente pediátrico em pré-operatório, permitindo a tomada de decisão pelo enfermeiro mediante o raciocínio clínico e considerando as particularidades de cada paciente cirúrgico e sua família-
Descrição: dc.descriptionThe general aim of this study is to develop and validate a nursing instrument for a consultation to the pediatric patients in the preoperative period at the specialized outpatient clinic. Specific objectives: To identify in the literature the nursing diagnoses and interventions for the preoperative pediatric patient; develop a nursing instrument for a consultation to the pediatric patients in the preoperative period; and validate this nursing instrument. Method: This is a methodological study, developed in five stages. 1st Stage: Identification of nursing diagnoses and interventions through integrative literature reviews. 2nd Stage: Discussion and evaluation of nursing diagnoses to prioritize diagnoses aimed at preoperative pediatric patients. 3rd Stage: Elaboration of the instrument through the use of a set of minimum nursing data, of the Theory of Human Basic Needs by Wanda Horta, correlated with the nursing diagnoses and interventions, and with the NANDA-NOC-NIC connections. 4th Stage: Validation of the nursing instrument with experts, using the Delphi Technique. 5th Stage: Restructuring of the nursing instrument for the final version. The research was approved by the Ethics Committee with the respective numbers: 3.627.393 and 3.785.239. Results: In the integrative literature review on diagnoses, 89 nursing diagnoses emerged from 12 articles found; and in the assessment of interventions, three categories of nursing interventions emerged: Therapeutic Games; Health Educational Actions; and Targeted and Customized Programs. To prepare the nursing instrument, the Minimum Nursing Data Set has been used, based on the Theory of Human Basic Needs by Wanda Horta, correlated with the 38 diagnoses assessed in meetings with nurses and the NANDA-NIC-NOC interventions and connections. The nursing instrument was validated by ten experts, with an excellent content validity index, between 0.9 and 1.0 in the first round, and suggestions, proposed by the experts, validated in the second round obtaining an agreement percentage of 70% to 100%. Conclusion: This study enabled the elaboration and validation of a nursing instrument, to strengthen, standardize and to qualify nursing care for pediatric patients in the preoperative period, allowing the nurse to decide on clinical reasoning and taking into account the particularities of each surgical patient and his family-
Descrição: dc.description176f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnfermagem pediátrica-
Palavras-chave: dc.subjectAssistência perioperatória-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de enfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo de validação-
Palavras-chave: dc.subjectEnfermagem pediátrica-
Palavras-chave: dc.subjectAssistência perioperatória-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de enfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo de validação-
Palavras-chave: dc.subjectPediatric nursing-
Palavras-chave: dc.subjectPerioperative care-
Palavras-chave: dc.subjectNursing process-
Palavras-chave: dc.subjectValidation study-
Título: dc.titleInstrumento para consulta de enfermagem ao paciente pediátrico em pré-operatório: estudo metodológico-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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