Mídia, futebol e sociedade: controvérsias públicas midiatizadas em torno da escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo FIFA 2014

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGuedes, Simoni Lahud-
Autor(es): dc.contributorHolanda, Bernardo Borges Buarque de-
Autor(es): dc.contributorSilva, Edilson Márcio Almeida da-
Autor(es): dc.contributorGastaldo, Edison Luis-
Autor(es): dc.contributorSouza, Marcos Alvito Pereira de-
Autor(es): dc.contributorSpörl, Martin Christoph Curi-
Autor(es): dc.creatorAndrade, André Gil Ribeiro de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:34:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:34:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-25-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-25-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9280-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753027-
Descrição: dc.descriptionEsta tese enfoca o campo de debates ocorrido, na mídia brasileira, sobre a realização da Copa do Mundo FIFA 2014 no Brasil, identificando os temas em debate, as categorias acionadas e as relações entre esta agência transnacional e os agentes nacionais de diversas ordens. Nesta análise, utilizo a idéia de negociação antecipada de possíveis conflitos, que subjaz inscrita no conceito ideologia da harmonia (Nader, 1996), procuro entender motivações, justificações e interesses envolvidos na relação assimétrica que se estabelece entre o país-sede, seus agentes públicos e privados e uma entidade como a FIFA, híbrida entre uma empresa multinacional e de um Estado transnacional, que, a partir do seu status monopolista de organizadora mundial do futebol, passa a agir como um agente de influência político-econômica mundial. Fazendo uma abordagem através da mídia impressa foi possível inferir que se trata de um grande sistema de dádivas, dotado, porém, de um hibridismo, já que a FIFA exige ao país-sede estruturas esportivas, turísticas e comerciais extremamente custosas, às expensas do país organizador. Essas grandes inversões econômicas são trabalhadas sob a representação de que se trata de um legado que ficará para o país, além da própria felicidade derivada da realização de um megaevento relativo ao futebol, o esporte, por larga margem, mais popular do Brasil. Dentro deste registro, as diversas instâncias e agentes brasileiros se colocam em um processo de idas e vindas, de interesses e justificativas, visando dividir e auferir um pouco dos capitais simbólicos que possam derivar de um processo tão extenso, invasivo e caro.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation focuses on the field of debates in the Brazilian media on the FIFA 2014 World Cup to be held in this country, identifying the issues in debate, categories summoned, and the relationships between this transnational agency and the diverse order of national agents. In this analysis, I use the idea of an anticipated negotiation of possible conflicts that is inscribed in a latent way within the ideological concept of harmony (Nader, 1996). My aim is to understand the motivations, justifications, and interests involved in the asymmetric relationship established between the host country, its public and private agents, and an entity such as FIFA, a hybrid form of a multinational firm and a transnational State, which by using its monopolistic status of worldwide soccer organizer, ends up acting as an agent with great political and economical influence. Using the print media as a source allowed inferring that this relationship is one big "gift" system, even if hybrid since FIFA demands that the host country provide highly costly sports, tourist, and commercial structures. Such large investments are represented as a legacy that will remain with the host country, not to mention the joy derived from holding a soccer mega-event, the most popular sport in Brazil. Within this key, diverse Brazilian organs and agents who become part of the process of ups and downs, interests and justifications, all of which aim at sharing and offering a piece of the symbolic capitals that may be derived from such an extensive, invasive and expensive process.-
Descrição: dc.description143f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMegaeventos Esportivos-
Palavras-chave: dc.subjectCopa do Mundo-
Palavras-chave: dc.subjectFutebol-
Palavras-chave: dc.subjectFIFA-
Palavras-chave: dc.subjectImprensa-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectEsporte-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectEvento especial-
Palavras-chave: dc.subjectCopa do mundo (Futebol)-
Palavras-chave: dc.subjectImprensa-
Palavras-chave: dc.subjectSports Mega-events-
Palavras-chave: dc.subjectWorld Cup-
Palavras-chave: dc.subjectFootball-
Palavras-chave: dc.subjectSoccer-
Palavras-chave: dc.subjectFIFA-
Palavras-chave: dc.subjectPress-
Palavras-chave: dc.subjectBrazil-
Título: dc.titleMídia, futebol e sociedade: controvérsias públicas midiatizadas em torno da escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo FIFA 2014-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.