Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Schindhelm, Virginia Georg | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Adria Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:34:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:34:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26551 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753019 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho apresenta o papel importante do(a) educador(a) diante das possibilidades pedagógicas de aprendizagens e descobertas capazes de contribuir para a formação das crianças e de seus corpos em desenvolvimento na Educação Infantil. Buscamos compreender e refletir sobre as relações entre a temática corpo e as instituições escolares, com objetivo de buscar contribuir com processo de formação de educadore(a)s, diante de possibilidades de mediação de conhecimento e experiências, de forma didática e integrada sobre: as vertentes da temática corpo, a intencionalidade das práticas pedagógicas, o respeito e a igualdade de direitos que as crianças pequenas possuem como sujeito protagonista de seu corpo e seu desenvolvimento social, cultural e intelectual. O caminho metodológico perpassou pela pesquisa bibliográfica de autores como Philippe Ariès; Jader Janer; Guacira Louro, Staccioli, Alves e Brandão, demais autores e documentos, que fundamentam o tema. Constituiu-se numa pesquisa qualitativa, com coleta de dados em questionário como instrumento para conhecer práticas e concepções de 5 (cinco) educadoras infantis, de diferentes escolas, nos municípios do Rio de Janeiro e Santo Antônio de Pádua. O trabalho também se configurou como pesquisa narrativa com destaque para as narrativas e experiências da autora decorrentes dos estágios supervisionados do curso de Pedagogia. As inferências apontam para a necessidade e a importância de considerar e trabalhar com a temática corporal de forma interdisciplinar, desde a Educação Infantil. | - |
Descrição: dc.description | This work presents the important role of the educator in view of the pedagogical possibilities of learning and discoveries capable of contributing to the formation of children and of their bodies in development in Early Childhood Education. We seek to understand and reflect on the relationship between the theme of the body and school institutions, with the objective of seeking to contribute to the process of formation of educators, given the possibilities of mediating knowledge and experiences, in a didactic and integrated way about: the strands of the body theme, the intentionality of pedagogical practices, respect and equality of rights that young children have as a protagonist of its body and its social, cultural and intellectual development. The present study has the methodological path that went through the bibliographical research of authors such as como Philippe Ariès; Jader Janer; Guacira Louro, Staccioli, Alves e Brandão, other authors and documents that support the theme. It consisted of a qualitative research, with data collection in a questionnaire as an instrument to learn about the practices and conceptions of 5 (five) child educators, from different schools in the municipalities of Rio de Janeiro and Santo Antônio de Pádua. The work was also configured as a narrative research with emphasis on the author's narratives and experiences arising from the supervised internships of the Pedagogy course.The inferences point to the need and importance of considering and working with the body theme in an interdisciplinary way, starting with Kindergarten. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Corpo na Educação Infanti | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistencialismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento e aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criança participativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Body in Early Childhood Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistentialism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Development and learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Participating child | - |
Título: dc.title | A criança e o corpo na educação infantil: descobertas e aprendizagens em questão | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: