A dimensão do gesto ensaístico em Montaigne e no jovem Lukács: uma perspectiva política e educacional

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKiraly, Cesar Louis-
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Thais Ferreira-
Autor(es): dc.contributorAlves, Tamires Maria-
Autor(es): dc.creatorBezerra, Taísa Sellen de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:34:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:34:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-04-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21847-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753008-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta uma interpretação da forma ensaística como uma dimensão política e educacional a partir da leitura da obra Ensaios de Michel de Montaigne estritos no século XVI e da obra de Juventude de Georg Lukács A alma e as Formas escrito no século XX. O nosso interesse é mapear o que denominamos de uma atualização do gesto ensaístico, traçar uma aproximação entre um autor que se constitui na era moderna e outro em âmbito contemporâneo através de suas dinâmicas ensaísticas. Montaigne desenvolve a descrição de paisagens de crenças, a produção de pequenos retratos na fabricação literária do gênero do ensaio. E Lukács por sua vez nos mostra uma compreensão sobre a essência e a forma do ensaio. Defende-se que há uma pulsão crítica na produção literária do Ensaio. Por isso, analisamos que o ensaio possa ser utilizado como ferramenta política para construção de novas perspectivas sobre questões contemporâneas. Para isso, o trabalho é composto por duas partes: a primeira parte do trabalho apresenta as aproximações entre a forma estética da produção dentre os dois autores onde analisamos como a categoria da experiência, gesto e forma ensaística aparecem em seus escritos, em que medida os autores se aproximam e se distanciam enxergando assim o ensaio como forma ética e prática que atua através das experiências. Para então na segunda parte defendermos a perspectiva Educacional através do ensaio Dos canibais, apresentando como podemos trabalhar uma visão Multicultural através do ensaio na vida social e na escola básica-
Descrição: dc.descriptionThis work presents an interpretation of the essay form as a political and educational dimension from the reading of the essays of Michel de Montaigne strict in the XI century and the work of Youth of Georg Lukács A alma e as Formas written in the XX century. Our interest is to map what we call an actualization of the essayist gesture, to draw an approximation between an author who is constituted in the modern era and another in contemporary scope through his dynamics of essays. Montaigne develops the description of landscapes of beliefs, the production of small portraits in the literary production of the genre of the essay. And Lukacs in turn shows an understanding of the essence and form of the essay. It is argued that there is a critical drive in the literary production of the Essay. Therefore, we analyze that the essay can be used as a political tool to construct new perspectives on contemporary issues. For this, the work is composed of two parts: the first part of the paper presents the approximations between the aesthetic form of production between the two authors where we analyze how the category of experience, gesture and essay form appear in his writings, to what extent authors approach and distance themselves, thus seeing the essay as an ethical and practical form that acts through the experiences. For then in the second part defend the Educational perspective through the essay Dos Canibais, presenting how we can work a Multicultural vision through the essay in social life and basic school-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsaio-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação escolar-
Palavras-chave: dc.subjectMichel de Montaigne-
Palavras-chave: dc.subjectGeorg Lukács-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectMichel de Montaigne-
Palavras-chave: dc.subjectGeorg Lukács-
Palavras-chave: dc.subjectEssay-
Palavras-chave: dc.subjectPolitics-
Palavras-chave: dc.subjectSchool education-
Palavras-chave: dc.subjectMichel de Montaigne-
Palavras-chave: dc.subjectGeorg Lukács-
Título: dc.titleA dimensão do gesto ensaístico em Montaigne e no jovem Lukács: uma perspectiva política e educacional-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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