Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Helena, Lucia | - |
Autor(es): dc.contributor | Figueiredo, Eurídice | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Paulo César Silva de | - |
Autor(es): dc.creator | Chagas, Paula Alves das | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:34:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:34:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/11125 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753003 | - |
Descrição: dc.description | Este estudo propõe uma reflexão sobre a relação entre literatura e mercado na obra ficcional e crítica do escritor brasileiro Bernardo Carvalho. A pesquisa busca investigar o perfil de autor apresentado por Bernardo Carvalho à mídia em sua atuação como escritor “divulgador de sua obra” (SANTIAGO, 2008). Nosso objetivo é refletir sobre as demandas do mercado literário atual, observando suas estratégias de publicação, divulgação e venda. Nesse sentido, é essencial pensar no papel que a figura do autor tem desempenhado nesse processo: cada vez mais, o escritor é tido como uma celebridade, e os grandes eventos de incentivo à leitura (feiras literárias e bienais do livro) parecem reforçar essa ideia. Diante de tal situação, um escritor como Bernardo Carvalho é figura singular, uma vez que consegue obter sucesso tanto do público leitor quanto da crítica. Integram o corpus da dissertação os romances Teatro (1998), Nove noites (2002), Mongólia (2003), O filho da mãe (2009) e Reprodução (2013). Como parte do embasamento teórico, serão utilizadas entrevistas concedidas por Carvalho a suplementos literários, sites e blogs, bem como os textos não-ficcionais de sua autoria reunidos no volume O mundo fora dos eixos (2005). Para pensar as relações entre literatura e mercado, recorreremos também ao pensamento crítico de Zygmunt Bauman (2010, 2011, 2013), Lucia Helena (2010, 2012) Silviano Santiago (2008) e Beatriz Resende (2008), além de textos críticos e artigos acadêmicos sobre a obra de Bernardo Carvalho, como os trabalhos de Yara Frateschi Vieira (2004), Ana Lígia Almeida (2008) e Sílvia Regina Pinto (2006) | - |
Descrição: dc.description | This study purposes to think about the relationship between literature and market in the ficcional and critical work of the Brazilian writer Bernardo Carvalho. The research intents to investigate the profile presented by Bernardo Carvalho to the media in his work of “promoter of his own books” (SANTIAGO, 2008). Our goal is to think about the demands of the today‟s literary market, observing Carvalhos‟s strategies of publishing, distribution and selling. This way, it‟s important to think about the role that the author‟s figure has played in this process: more and more, the writer is considered a celebrity, and the big literary events seem to reinforce this idea. In this situation, a writer like Bernardo Carvalho is a singular figure, because he can please public and critics. The novels Teatro (1998), Nove noites (2002), Mongólia (2003), O filho da mãe (2009) and Reprodução (2013) are part of the corpus of this dissertation. As part of the theoretical basis, we will use interviews with Bernardo Carvalho published in literary supplements, blog and sites, as well as Carvalho‟s non-ficctional texts published in O mundo fora dos eixos (2005). To think about the relationships between literature and market, we will also study texts of Zygmunt Bauman (2010, 2011, 2013), Lucia Helena (2010, 2012) Silviano Santiago (2008) and Beatriz Resende (2008), in addition to critical texts and academic papers about the work of Bernardo Carvalho, as the texts of Yara Frateschi Vieira (2004), Ana Lígia Almeida (2008) and Sílvia Regina Pinto (2006) | - |
Descrição: dc.description | 101f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mercado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bernardo Carvalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crítica literária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura brasileira; história e crítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Carvalho, Bernardo, 1960- | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazilian literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Market | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literary criticism | - |
Título: dc.title | A relação entre arte e mercado na obra ficcional e crítica de Bernardo Carvalho | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: