Aplicação de metodologias ativas no ensino aprendizagem de conceitos básicos de termodinâmica para o Ensino Médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Isa-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lúcia da Cruz de-
Autor(es): dc.contributorMoura, Diego Barbosa-
Autor(es): dc.creatorBarbosa, Rozilane Ribeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:34:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:34:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-23-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-23-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26600-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752994-
Descrição: dc.descriptionUm dos maiores desafios que a educação enfrenta é o desânimo, seja ele dos estudantes ou dos professores, com causas diversas. Estimular os alunos a construírem seu próprio conhecimento tem sido um processo complicado, porém não é impossível de lidar e promover. Por isso, esta monografia relata o estudo de metodologias ativas para serem aplicadas nas aulas de forma a incentivar mais os estudantes a cultivarem o hábito de estudar. Assim, estudamos metodologias ativas de ensino para serem aplicadas nas aulas de Física do "ensino remoto emergencial" no Colégio Universitário Geraldo Reis (Coluni - UFF). O estudo e aplicação das metodologias foram realizados dentro do subprojeto "Matemática e Física" do Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP) na Universidade Federal Fluminense, mais especificamente pelo núcleo de Física em atuação no Coluni-UFF. O estudo surgiu após a necessidade de uma mudança na implementação do ensino remoto no Coluni por causa da Pandemia do Covid-19 no início de 2020, que mudou a realidade não só das escolas, mas da vida em geral. A escola que em tempos normais tinha aulas de tempo integral, passou a ter um tempo reduzido, o que impactou diretamente na qualidade do ensino. Desta forma, procuramos estudar metodologias que ajudassem a melhorar a qualidade das aulas, o desempenho dos estudantes, de forma a preservar o distanciamento social necessário para o controle da pandemia, sem diminuir a qualidade do ensino aprendizagem. Por isso, nesta monografia apresentamos como funciona a "Sala de aula invertida", e as metodologias que optamos por aplicar nas aulas, Ensino sob Medida (Just-in-Time Teaching) e Instrução pelos Colegas (Peer Instruction) de maneira combinada. Apresentamos também toda a estrutura de adaptação das metodologias para o ensino remoto das aulas do Coluni, além de resultados da aplicação e de uma avaliação feita com os estudantes das turmas sobre as metodologias aplicadas. Verificamos que as metodologias aplicadas e o desempenho dos estudantes tiveram resultados satisfatórios.-
Descrição: dc.descriptionOne of the biggest challenges that education faces is the discouragement, whether of students or teachers. This discouragement has several causes. Stimulate students to build their own knowledge has been a complicated process, but it is not impossible to handle and promote.Therefore, this monograph studies related active methodologies to be applied in classes, in order to encourage students to cultivate the habit of studying. Thus, we study active teaching methodologies to be applied in Physics classes of "emergency remote teaching" at Colégio Universitário Geraldo Reis (Coluni - UFF). The study and application of the methodologies were carried out within the subproject "Mathematics and Physics" of the Institutional Program for Pedagogical Residency (IPPR) from the Universidade Federal Fluminense, more specifically, by the Physics nucleus working at Coluni-UFF. The study emerged after the need for a change in the implementation of remote teaching at Coluni, because of the Covid-19 Pandemic, in early 2020, which changed the reality not only in schools, but in people's lives in general. The school, which in normal times had full-time classes, started to have a reduced time, which directly impacted the quality of teaching. In this way, we sought to study methodologies that would help improve the quality of classes, student performance, in order to preserve the social distance necessary to control the pandemic, without decreasing the quality of teaching and learning. Therefore, in this monograph we present how the "Flipped Classroom" works, and the methodologies we chose to apply in classes, “Ensino sob Medida” (Just-in-Time Teaching) and “Instrução pelos Colegas” (Peer Instruction), in a combined way. We also present the entire structure for adapting the methodologies for remote teaching in Coluni classes, the results of the application and an evaluation made with the students of the classes about the methodologies applied. We verified that the chosen methodologies and the performance of the students had satisfactory results.-
Descrição: dc.description127 p-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias ativas-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino remoto-
Palavras-chave: dc.subjectPandemia do Covid-19-
Palavras-chave: dc.subjectTermodinâmica-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias ativas-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino remoto - Pandemia do Covid-19-
Palavras-chave: dc.subjectTermodinâmica-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectActive methodologies-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics Teaching-
Palavras-chave: dc.subjectRemote teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCovid-19 pandemic-
Palavras-chave: dc.subjectThermodynamics-
Título: dc.titleAplicação de metodologias ativas no ensino aprendizagem de conceitos básicos de termodinâmica para o Ensino Médio-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.