Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Lúcia da Cruz de | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Luiza Rodrigues de | - |
Autor(es): dc.contributor | Charret, Iraziet da Cunha | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Bruno Nascimento | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:34:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:34:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/16728 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752977 | - |
Descrição: dc.description | Nesta dissertação, procuramos construir respostas para a seguinte questão: qual a contribuição da exploração da realidade como laboratório didático no ensino de física? Para tanto, com fundamentação teórica nas teorias e práticas de Célestin Freinet, propusemos e aplicamos uma sequência didática que adotou o Parque da Cidade (Niterói – RJ) como laboratório didático, para 25 jovens, entre 16 e 19 anos, do 3° ano do Colégio Alzira Bittencourt, escola da rede particular do mesmo município, com o intuito de minimizar a dicotomia existente entre teoria e prática. Assim, recorremos ao trabalho de campo para desvendar o contexto da prática do voo livre, associando-o a conhecimentos básicos de referencial, velocidade relativa, dinâmica de fluidos e transmissão de calor. A metodologia de -pesquisa utilizada foi a qualitativa, mais especificamente, um estudo de caso, no qual foram adotadas diferentes formas de registro dos dados (observação, fotos e gravações de áudio). Em contraposição ao ensino da física como uma ciência aplicada à matemática, no qual há, geralmente, a redução dos fenômenos a cálculos dissociados da realidade vivencial dos alunos, a adoção de contexto fora da escola, como laboratório didático, se mostrou promissor para a interação entre os e as estudantes, bem como os demais sujeitos envolvidos no trabalho de campo e, consequentemente, favorecendo aos educandos a oportunidade de desvendar e criticar a realidade, para reconstruí-la com um novo olhar | - |
Descrição: dc.description | In this dissertation, we seek to build answers to the following question: what is the contribution of exploring reality as a didactic laboratory in the teaching of physics? Therefore, based on the theoretical basis of Célestin Freinet's theories and practices, we proposed and applied a didactic sequence that adopted Parque da Cidade (Niterói - RJ) as a didactic laboratory, for 25 young people, between 16 and 19 years old, from the 3rd year of Colégio Alzira Bittencourt, a private school in the same municipality, in order to minimize the dichotomy between theory and practice. Thus, we resorted to fieldwork to unravel the context of the practice of free flight, associating it with basic knowledge of referential, relative speed, fluid dynamics and heat transmission. The research methodology used was qualitative, more specifically, a case study, in which different forms of data recording (observation, photos and audio recordings) were adopted. In contrast to the teaching of physics as a science applied to mathematics, in which there is, generally, the reduction of phenomena to calculations dissociated from the students' living reality, the adoption of context outside of school, such as didactic laboratory, proved to be promising for interaction among students, as well as other subjects involved in fieldwork and, consequently, favoring students the opportunity to unveil and criticize reality, to reconstruct with a new look | - |
Descrição: dc.description | 65 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Célestin Freinet | - |
Palavras-chave: dc.subject | Laboratório didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aula passeio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo de caso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática aplicada à física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Voo livre | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho de campo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didática geral | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo de caso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia do ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Célestin Freinet | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didactic laboratory | - |
Palavras-chave: dc.subject | Class trip | - |
Palavras-chave: dc.subject | Case study | - |
Título: dc.title | O Contexto da prática de voo livre como laboratório didático | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: