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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Falcão, Luís Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | Augusto, Claudio de Farias | - |
Autor(es): dc.contributor | Pato, Christy Ganzert | - |
Autor(es): dc.contributor | Colen, José | - |
Autor(es): dc.creator | Mendes, Elvis de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:34:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:34:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30798 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752975 | - |
Descrição: dc.description | A presente tese sustenta que o retorno ao direito natural clássico proposto por Strauss representa um retorno a uma ontologia fundamental. Para mostrar isso, esclareço, no texto, alguns aspectos do pensamento straussiano, como a sua proposta de “retorno” ao caráter zetético do pensamento antigo e a centralidade de seu princípio hermenêutico e sua forma peculiar de lidar com os textos clássicos da tradição. A partir desses elementos, mostro que a relação de Strauss com o insight de Nietzsche, no contexto da crítica da modernidade, é um tema seminal para o entendimento adequado de sua crítica às ciências sociais contemporâneas. Esse tema, é fundamentalmente importante para compreender sua proposta de resgate da filosofia política, por meio da reabertura da querela entre os antigos e os modernos como um caminho possível para a recuperação da racionalidade clássica presente no direito natural e na doutrina do convencionalismo. Mais especificamente, a minha hipótese envolve a admissão e a tentativa de fundamentação de duas coisas: em primeiro lugar, a noção de que há uma transformação presente no pensamento de Strauss, transformação que deve ser compreendida como um resgate do político, para além das teorias e respostas paradigmáticas que caracterizam o pensamento moderno, integralmente positivista e historicista; em segundo lugar, a interpretação original de que o direito natural, em Strauss, funciona como uma ontologia fundamental, a qual descerra uma alternativa possível para o projeto de resgate da filosofia política. Com isso, concluo que o retorno aos clássicos e ao direito natural tal como posto por Strauss é, sobretudo, um retorno à questão sobre o Ser e seu caráter axiológico, como forma de pensar as questões permanentes que permeiam a existência humana. | - |
Descrição: dc.description | This thesis argues that the return to classical natural right proposed by Strauss represents a return to a fundamental ontology. To show this, I clarify, in the text, some aspects of Straussian thought, such as his proposal for a “return” to the Zetetic character of ancient thought and the centrality of his hermeneutic principle and his peculiar way of dealing with classical texts of tradition. From these elements, I show that Strauss' relationship with Nietzsche's insight, in the context of the critique of modernity, is a seminal theme for the proper understanding of his critique of contemporary Social Sciences. This theme is fundamentally important to understand his proposal to rescue political philosophy, through the reopening of the quarrel between the ancients and the moderns as a possible way to recover the classical rationality present in natural right and in the doctrine of conventionalism. More specifically, my hypothesis involves the admission and attempt to substantiate two things: first, the notion that there is a transformation present in Strauss's thought, a transformation that must be understood as a rescue of the political, beyond theories and paradigmatic responses that characterize the modern thought, integrally positivist and historicist; secondly, the original interpretation that natural right, in Strauss, functions as a fundamental ontology, which unveils a possible alternative for the project to rescue political philosophy. With this, I conclude that the return to the classics and to natural right as posed by Strauss is, above all, a return to the question about the Being and its axiological character, as a way of thinking about the permanent questions that permeate the human existence. | - |
Descrição: dc.description | 239 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leo Strauss | - |
Palavras-chave: dc.subject | Retorno aos clássicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Antigos e modernos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direito natural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Strauss, Leo, 1899-1973 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia política | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direito natural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leo Strauss | - |
Palavras-chave: dc.subject | Return to classics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ancients and moderns | - |
Palavras-chave: dc.subject | Natural law | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fundamental ontology | - |
Título: dc.title | Crítica da modernidade e filosofia política: Leo Strauss e a Querela entre os antigos e os modernos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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