Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Machado, Bianca da Cunha | - |
Autor(es): dc.contributor | Maia, Mônica Pinto | - |
Autor(es): dc.contributor | Madureira, João Paulo Lopes | - |
Autor(es): dc.contributor | Melo Junior, Maurício Alves de | - |
Autor(es): dc.creator | Bammert, Maria Olívia Rebello | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:34:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:34:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26035 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752968 | - |
Descrição: dc.description | Em 2018, o Governo Federal Brasileiro lançou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), um documento de serve como norma para o progresso de aprendizagem essencial para todos os alunos na Educação Básica contribuindo para uma política educacional uníssona e terá como base principal dez competências gerais da Educação Básica. No Brasil, essa será a primeira referência concreta da educação baseada em competências (EBC). O presente trabalho é apresentado com base na metodologia de revisão documental, trazendo como referencial teórico Zabala e Arnau (2010, 2014). Sustentado na educação baseada em competências (EBC) e no panorama brasileiro da educação, buscou analisar a relevância desse modelo de ensino para a escolha da carreira em nível superior. Apresentou também um estudo de caso sobre o desenvolvimento da Competência Digital nas escolas primárias e secundárias da União Europeia como ilustração do panorama educacional mundial. Como conclusão destacamos a relevância da EBC na melhor compreensão das competências e habilidades promovendo uma escolha mais assertiva do curso superior e consequentemente na formação nos cursos de Engenharia | - |
Descrição: dc.description | In 2018, the Brazilian Federal Government launched the Common National Curriculum Base (BNCC), a document that serves as a standard for the essential learning progress for all students in Basic Education, contributing to a unified educational policy, and will be based on ten general competencies of Basic Education. In Brazil this will be the first concrete reference of Competency-Based Education (CBE). This work presented based on the methodology of documentary review, brought as a theoretical reference Zabala and Arnau (2010, 2014) and, supported on competency-based education (CBE) and the Brazilian panorama of education, sought to analyze the relevance of this teaching model for the choice of career in higher education. It also presented a case study on the development of Digital Competence in primary an secondary schools in the European Union as an illustration of the global educational panorama. As a conclusion, we highlight the relevance of EBC in the better understanding of competencies and skills, promoting a more assertive choice of the higher education course and, consequently, in the education in Engineering courses | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | PISA | - |
Palavras-chave: dc.subject | BNCC | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Engenharia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Método de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa Internacional de Avaliação de Alunos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engineering Education | - |
Título: dc.title | A importância do ensino por competência na formação do engenheiro | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: