A importância do ensino por competência na formação do engenheiro

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMachado, Bianca da Cunha-
Autor(es): dc.contributorMaia, Mônica Pinto-
Autor(es): dc.contributorMadureira, João Paulo Lopes-
Autor(es): dc.contributorMelo Junior, Maurício Alves de-
Autor(es): dc.creatorBammert, Maria Olívia Rebello-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:34:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:34:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-05-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26035-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752968-
Descrição: dc.descriptionEm 2018, o Governo Federal Brasileiro lançou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), um documento de serve como norma para o progresso de aprendizagem essencial para todos os alunos na Educação Básica contribuindo para uma política educacional uníssona e terá como base principal dez competências gerais da Educação Básica. No Brasil, essa será a primeira referência concreta da educação baseada em competências (EBC). O presente trabalho é apresentado com base na metodologia de revisão documental, trazendo como referencial teórico Zabala e Arnau (2010, 2014). Sustentado na educação baseada em competências (EBC) e no panorama brasileiro da educação, buscou analisar a relevância desse modelo de ensino para a escolha da carreira em nível superior. Apresentou também um estudo de caso sobre o desenvolvimento da Competência Digital nas escolas primárias e secundárias da União Europeia como ilustração do panorama educacional mundial. Como conclusão destacamos a relevância da EBC na melhor compreensão das competências e habilidades promovendo uma escolha mais assertiva do curso superior e consequentemente na formação nos cursos de Engenharia-
Descrição: dc.descriptionIn 2018, the Brazilian Federal Government launched the Common National Curriculum Base (BNCC), a document that serves as a standard for the essential learning progress for all students in Basic Education, contributing to a unified educational policy, and will be based on ten general competencies of Basic Education. In Brazil this will be the first concrete reference of Competency-Based Education (CBE). This work presented based on the methodology of documentary review, brought as a theoretical reference Zabala and Arnau (2010, 2014) and, supported on competency-based education (CBE) and the Brazilian panorama of education, sought to analyze the relevance of this teaching model for the choice of career in higher education. It also presented a case study on the development of Digital Competence in primary an secondary schools in the European Union as an illustration of the global educational panorama. As a conclusion, we highlight the relevance of EBC in the better understanding of competencies and skills, promoting a more assertive choice of the higher education course and, consequently, in the education in Engineering courses-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPISA-
Palavras-chave: dc.subjectBNCC-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Engenharia-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectBase Nacional Comum Curricular-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Internacional de Avaliação de Alunos-
Palavras-chave: dc.subjectEngineering Education-
Título: dc.titleA importância do ensino por competência na formação do engenheiro-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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