Múltiplas gramáticas: um estudo sobre a diglossia entre a variedade da escrita culta e os vernáculos do Português brasileiro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKenedy, Eduardo-
Autor(es): dc.contributorMendes, Luciana Sanchez-
Autor(es): dc.contributorAbreu, Katia Nazareth Moura de-
Autor(es): dc.creatorSouza, Moíra do Nascimento-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:34:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:34:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-25-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-25-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/16766-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752967-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho pretende identificar, descrever e avaliar dessemelhanças nas principais estruturas sintáticas do período entre os vernáculos e a escrita culta do Português Brasileiro (PB), usando como base teórica a teoria de representação e aquisição da língua proposta por Roeper (1999), a teoria das Múltiplas Gramáticas. Há parametrizações que diferenciam as modalidades de língua falada e escrita, que conferem o caráter de segunda língua à variedade escrita na mente de brasileiras e brasileiros, o que gera implicações no letramento escolar, que se desdobra na participação social desses indivíduos. Baseando-se nas hipóteses de Kato (2005), Roeper (1999) e Kenedy e Othero (2018), entendendo que há regras linguísticas excludentes entre as variedades vernaculares do PB e a escrita culta, é presumível que uma das causas para “fracasso” escolar seja, justamente, a dificuldade na eficiência da compreensão e da produção desse tipo de escrita, pois esse é um conhecimento que sustenta e se relaciona de modo mais ou menos estreito com todas as outras disciplinas escolares-
Descrição: dc.descriptionThe present work intends to identify, describe and evaluate the main dissimilarities in sentence structures of the vernacular Brazilian Portuguese (BP) and Portuguese standard writing (PSW). As a theoretical basis, we assume the theory of language representation and acquisition proposed by Roeper (1999), the theory of Multiple Grammars. BP vernacular and PSW are so different in terms of grammar that the standard writing of the language must be considered a second language for most Brazilians. This fact has some implications for formal school literacy. Based on Kato’s (2005), Roeper’s (1999) and Kenedy and Othero’s (2018) hypothesis, we propose that one of the main causes of Brazilian students’ “failure” is precisely the difficulty of processing formal writing input-
Descrição: dc.description117 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMúltiplas gramáticas-
Palavras-chave: dc.subjectBilinguismo universal-
Palavras-chave: dc.subjectPsicolinguística-
Palavras-chave: dc.subjectArticulação entre as orações-
Palavras-chave: dc.subjectGramática-
Palavras-chave: dc.subjectMultilinguismo-
Palavras-chave: dc.subjectPsicolinguística-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguês no Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectMultiple grammars-
Palavras-chave: dc.subjectUniversal bilingualism-
Palavras-chave: dc.subjectPsycholinguistics-
Título: dc.titleMúltiplas gramáticas: um estudo sobre a diglossia entre a variedade da escrita culta e os vernáculos do Português brasileiro-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.