Atuação do (a) pedagogo (a) em espaços não escolares: um olhar para Políticas de Assistências Técnica e Extensão Rural

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGomes, Jacqueline de Souza-
Autor(es): dc.creatorFreitas, Amanda Renata de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:34:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:34:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-06-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11914-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752966-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo aborda a atuação do (a) pedagogo (a) a partir da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, com ênfase na educação não formal e sua prática. Buscamos compreender a formação deste profissional para além da a sala de aula, promovendo uma reflexão sobre a sua própria identidade. Para tanto, realizamos uma revisão de literatura seguindo os seguintes autores e normas: Libâneo; Pimenta; Aquino e Saraiva; Gohn; Diretrizes Curriculares Nacional para curso de Pedagogia; a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Neste trabalho, consideramos que o(a) pedagogo(a) caracteriza-se como um profissional generalista e que é preciso refletir sobre sua formação inicial para colocar à luz como esta poderá encampar as novas demandas educativas da nossa sociedade. Sabemos que os desafios para os profissionais que se inserem nesse ramo ainda são grandes. Este trabalho não tem nenhuma pretensão de enfrentá-los, simplesmente busca apresentar inquietações e estimular o foco nesta questão-
Descrição: dc.descriptionThe present study addresses the pedagogical role of the National Policy on Technical Assistance and Rural Extension, with emphasis on non-formal education and its practice. We seek to understand the formation of this professional beyond the classroom, promoting a reflection on his own identity. For this, we carry out a literature review following the following authors and standards: Libâneo; Chili; Aquino and Saraiva; Gohn; National Curriculum Guidelines for Pedagogy course; the Federal Constitution and the Law of Guidelines and Bases of Education. In this work, we consider that the pedagogue (a) is characterized as a general practitioner and that it is necessary to reflect on their initial formation to bring to light how this may be able to fulfill the new educational demands of our society. We know that the challenges for professionals in this field are still great. This work has no pretension to face them, simply seeks to present concerns and stimulate the focus on this issue-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectExtensão rural-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectRural extension-
Palavras-chave: dc.subjectTraining of teachers-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Título: dc.titleAtuação do (a) pedagogo (a) em espaços não escolares: um olhar para Políticas de Assistências Técnica e Extensão Rural-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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