Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Elisabete Cristina Cruvello da | - |
Autor(es): dc.contributor | Soares, David Gonçalves | - |
Autor(es): dc.contributor | Rezende, João Batista | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Alcilene de Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:34:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:34:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6723 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752940 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho discute o papel do lúdico e das emoções no Programa “Amigos do Zippy”, que trabalha com a saúde emocional de crianças de seis e sete anos de idade, em escolas públicas e privadas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho crítico, empregando fontes da internet referentes ao programa em tela, bem como a interpretação de Paulo Freire, Daniel Goleman, Erving Goffman a respeito dos conceitos norteadores elencados como subjetividade do aluno, autonomia docente, empatia, relação entre professor e o aluno. O exame desses conceitos possibilita entender o papel das emoções e do lúdico na vida da criança e no Programa Amigos do Zippy. Duas questões delimitam o estudo e estruturam os capítulos principais da pesquisa realizada: Como os teóricos analisam a importância do lúdico e das emoções no processo de escolarização infantil? Como o Programa Amigos do Zippy aborda o lúdico e as emoções das crianças entre seis e sete anos idade a fim de gerar na educação crítica e autônoma? Conclui-se que o processo de escolarização infantil sustentado por programas que valorizem as emoções e o lúdico possibilita a formação de sujeitos autônomos, criativos e críticos nas múltiplas crises sócio-econômicas da vida | - |
Descrição: dc.description | This paper discusses the role of play and emotions in the "Friends of Zippy" Program, which works on the emotional health of six- and seven-year-old children in public and private schools. It is a bibliographical research of a critical nature, employing internet sources referring to the program on screen, as well as the interpretation of Paulo Freire, Daniel Goleman, Erving Goffman about the guiding concepts listed as student subjectivity, teaching autonomy, empathy, Relationship between the teacher and the student. Examining these concepts makes it possible to understand the role of emotions and play in the child's life and in the Friends of Zippy Program. Two questions delimit the study and structure the main chapters of the research: How do theorists analyze the importance of play and emotions in the process of children's schooling? How does the Zippy Friends Program address the playfulness and emotions of children ages six to seven in order to generate critical and autonomous education? It is concluded that the process of children's schooling supported by programs that value the emotions and the ludic allows the formation of autonomous, creative and critical subjects in the multiple socio-economic crises of life | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Amigos do Zippy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Emoções | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lúdico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autonomia na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa pedagógico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lúdico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relação professor-aluno | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolarização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autonomia na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Zippy’s Friends | - |
Palavras-chave: dc.subject | Emotions | - |
Palavras-chave: dc.subject | Playful | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education autonomy | - |
Título: dc.title | Programa Amigos do Zippy: uma análise sobre o lúdico e as emoções | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: