Um rosto no espelho: inventariando as zonas de fronteira em obras de Djaimilia Pereira de Almeida

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorJorge, Sílvio Renato-
Autor(es): dc.contributorSilva, Renata Flávia da-
Autor(es): dc.contributorFranco, Roberta Guimarães-
Autor(es): dc.creatorPessôa, Clarisse Dias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:34:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:34:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-17-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28867-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752935-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação se debruça sobre duas obras da escritora Djaimilia Pereira de Almeida, Esse cabelo: a tragicomédia de um cabelo crespo que cruza fronteiras (2015) e Luanda, Lisboa, Paraíso (2018). A partir do conceito de memória coletiva de Halbwachs, esta pesquisa busca analisar como as obras colaboram para inserir outras memórias que fazem parte da história de Portugal, mas que foram sistematicamente silenciadas por uma matriz de pensamento colonial. A literatura surge como um poderoso instrumento de intervenção no mundo a partir das relações que se estabelecem entre o fictício, o real e o imaginário, capaz de criar novas versões de mundo como o postulado por Wolfgang Iser. A análise se direciona para elucidar de que forma a escrita de Djaimilia Pereira de Almeida busca a inserção dessas memórias a partir das zonas de fronteira. Pensar fronteiras implica pensar em trânsitos, permanências e regressos; é na busca das formas como esses temas se entrelaçam na obra que essa pesquisa ganha corpo. A pesquisa lança luz sobre os corpos e objetos que transitam e habitam a pós- colonialidade refletindo sobre os legados do imperialismo na sociedade portuguesa. Para tal, o suporte teórico que dialoga com a esfera histórica, política e cultural será acessado, apoiado, sobretudo nas abordagens de Stuart Hall, Achille Mbembe, Judith Butler, Giorgio Agamben, Julia Kristeva, Franz Fanon e Édouard Glissant. Além das valiosas contribuições de Gilbert Durand, Martin Heidegger, Jean Baudrillard, Roland Barthes, Georges Didi-Huberman dentre outros.-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation focuses on two books by Djaimilia Pereira de Almeida, Esse cabelo: a tragicomédia de um cabelo crespo que cruza fronteiras (2015) e Luanda, Lisboa, Paraíso (2018). Based on Halbwachs' concept of collective memory, this research seeks to analyze how the texts collaborate to insert other memories that are part of the history of Portugal, but which were systematically silenced by a matrix of colonial thought. Literature emerges as a powerful instrument of intervention in the world based on the relationship that is established between the fictional, the real and the imaginary, capable of creating new versions of the world as postulated by Wolfgang Iser. The analysis aims to elucidate how the writing of Djaimilia Pereira de Almeida seeks to insert these memories from the border zones. Thinking about borders implies thinking about transit, permanence and return; it is in the search for ways in which these themes are intertwined in the work that this research takes shape. The research will shed light upon the bodies and objects that transit and inhabit post-coloniality, reflecting on the legacies of imperialism in Portuguese society. To this end, the theoretical support that dialogues with the historical, political and cultural sphere will be accessed, supported, especially in the approaches of Stuart Hall, Achille Mbembe, Judith Butler, Giorgio Agambem, Julia Kristeva, Franz Fanon and Édouard Glissant. In addition to the valuable contributions of Gilbert Durand, Martin Heidegger, Jean Baudrillard, Roland Barthes, Georges Didi-Huberman among others.-
Descrição: dc.description126 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEsse Cabelo-
Palavras-chave: dc.subjectLuanda-
Palavras-chave: dc.subjectLisboa-
Palavras-chave: dc.subjectParaíso-
Palavras-chave: dc.subjectDjaimilia Pereira de Almeida-
Palavras-chave: dc.subjectMemória-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura portuguesa-
Palavras-chave: dc.subjectRomance português-
Palavras-chave: dc.subjectalmeida, Djaimilia Pereira de-
Palavras-chave: dc.subjectEsse Cabelo-
Palavras-chave: dc.subjectLuanda-
Palavras-chave: dc.subjectLisboa-
Palavras-chave: dc.subjectParaíso-
Palavras-chave: dc.subjectDjaimilia Pereira de Almeida-
Palavras-chave: dc.subjectMemory-
Palavras-chave: dc.subjectIdentity-
Título: dc.titleUm rosto no espelho: inventariando as zonas de fronteira em obras de Djaimilia Pereira de Almeida-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.