Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Giuseppe Amado de | - |
Autor(es): dc.contributor | Rebello, Luiza Helena Boueri | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Renata Vilanova | - |
Autor(es): dc.creator | Coeli, Luíza de Medina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:34:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:34:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/7280 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752928 | - |
Descrição: dc.description | O projeto consiste em um jogo pedagógico de auxílio ao tratamento de crianças disléxicas para ser utilizado durante os atendimentos de profissionais das áreas da educação e da saúde, como a Pedagogia, Fonoaudiologia, Psicologia e Neurologia. A dislexia é um distúrbio específico da linguagem, caracterizado pela dificuldade de decodificar palavras simples, causando frequentemente problemas de leitura, aquisição e capacidade de escrever e soletrar. Ao iniciar o projeto, buscou-se conhecer mais aprofundadamente sobre a dislexia através de artigos, pesquisas, questionários e, principalmente, acompanhamentos da terapia das crianças portadoras do transtorno. As visitas realizadas ao Centro de Educação e Saúde Ser Integral – CESI permitiram averiguar quais eram as dificuldades mais comuns na Dislexia e quais eram os maiores desafios enfrentados pelas pedagogas e pela fonoaudióloga da instituição. A partir das informações coletadas, foi possível criar um jogo que contribui para a alfabetização de disléxicos e também explora outras diversas habilidades da criança como a capacidade de assimilação, a memória tanto visual quanto auditiva, a percepção espacial e questões operatórias. Outro fator importante é que o jogo consegue acompanhar e se adaptar aos diferentes graus de dificuldades apresentados pelas mais diversas crianças | - |
Descrição: dc.description | The project consists of a pedagogical game to aid the treatment of dyslexic children to be used during the service of professionals in the areas of education and health, such as Pedagogy, Speech Therapy, Psychology and Neurology. Dyslexia is a specific language disorder characterized by the difficulty of decoding simple words, often causing issues with regards to macrolinguistics as well as reading, writing and spelling. At the beginning of the project, we sought to learn more about dyslexia through articles, surveys, questionnaires and mainly the monitoring of children's therapy with the disorder. The visits made to the Center for Integral Education and Health - CESI allowed to unveil what were the most common difficulties in Dyslexia and what were the biggest challenges faced by the pedagogues and speech therapist of the institution. From the information collected, it was possible to create a game which contributes to the literacy of dyslexics and also explores other diverse skills of the child as the capacity for assimilation, both visual and auditory memory, spatial perception and operative questions. Another important factor is that the game can follow and adapt to the different degrees of difficulties presented by the most diverse children. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design de produto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dislexia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fonoaudiologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Neurologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento de produto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo educativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dislexia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Product design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dyslexia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Child | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Child development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Speech therapy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psychology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Neurology | - |
Título: dc.title | Procure bem: jogo pedagógico de auxílio ao tratamento de crianças disléxicas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: