O desenvolvimento do envolvido: estratégias de ascensão social de jovens negros de classes populares de um pré-vestibular social em Campos dos Goytacazes

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMonteiro, Rodrigo de Araujo-
Autor(es): dc.contributorSilveira, Raquel Brum Fernandes de-
Autor(es): dc.contributorCecchetto, Fátima-
Autor(es): dc.contributorSilva, Claudio Araujo de Souza e-
Autor(es): dc.creatorSilva, Emili Senra da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:34:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:34:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-08-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-08-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17036-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752927-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo tem como principal objetivo demonstrar as estratégias e manobras utilizadas por jovens negros de um pré-vestibular social em Campos dos Goytacazes para fugir da rotulação de envolvimento-com o crime (CECCHETTO, MUNIZ e MONTEIRO, 2018a) através da busca por ascensão social utilizando o pré-vestibular como passaporte de distinção social, fuga do rótulo e incorporação de um novo habitus (BOURDIEU, 2007). Utilizou-se literatura sociológica para reflexões sobre rotulação, violências e identidade social além da metodologia qualitativa por meio de observação participante e entrevistas semiestruturadas-
Descrição: dc.descriptionThe main objective of this article is to demonstrate the strategies and maneuvers used by young blacks of a social pré-vestibular in Campos dos Goytacazes to escape the labeling of involvement-with crime (CECCHETTO, MUNIZ and MONTEIRO, 2018) through the search for social ascension using the pre-vestibular as a passport for social distinction, escaping the label, and incorporating a new habitus (BOURDIEU, 2007). Sociological literature was used to reflect on labeling, violence, and social identity in addition to the qualitative methodology through participative observation and semi-structured interviews-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectJuventudes-
Palavras-chave: dc.subjectViolências-
Palavras-chave: dc.subjectEstigma-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectControle-
Palavras-chave: dc.subjectPré-vestibular-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade social-
Palavras-chave: dc.subjectJuventude negra-
Palavras-chave: dc.subjectYouths-
Palavras-chave: dc.subjectViolence-
Palavras-chave: dc.subjectStigma-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectSocial control-
Título: dc.titleO desenvolvimento do envolvido: estratégias de ascensão social de jovens negros de classes populares de um pré-vestibular social em Campos dos Goytacazes-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.