Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Monteiro, Rodrigo de Araujo | - |
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Raquel Brum Fernandes de | - |
Autor(es): dc.contributor | Cecchetto, Fátima | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Claudio Araujo de Souza e | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Emili Senra da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:34:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:34:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/17036 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752927 | - |
Descrição: dc.description | O presente artigo tem como principal objetivo demonstrar as estratégias e manobras utilizadas por jovens negros de um pré-vestibular social em Campos dos Goytacazes para fugir da rotulação de envolvimento-com o crime (CECCHETTO, MUNIZ e MONTEIRO, 2018a) através da busca por ascensão social utilizando o pré-vestibular como passaporte de distinção social, fuga do rótulo e incorporação de um novo habitus (BOURDIEU, 2007). Utilizou-se literatura sociológica para reflexões sobre rotulação, violências e identidade social além da metodologia qualitativa por meio de observação participante e entrevistas semiestruturadas | - |
Descrição: dc.description | The main objective of this article is to demonstrate the strategies and maneuvers used by young blacks of a social pré-vestibular in Campos dos Goytacazes to escape the labeling of involvement-with crime (CECCHETTO, MUNIZ and MONTEIRO, 2018) through the search for social ascension using the pre-vestibular as a passport for social distinction, escaping the label, and incorporating a new habitus (BOURDIEU, 2007). Sociological literature was used to reflect on labeling, violence, and social identity in addition to the qualitative methodology through participative observation and semi-structured interviews | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Juventudes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estigma | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Controle | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pré-vestibular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Juventude negra | - |
Palavras-chave: dc.subject | Youths | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Stigma | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social control | - |
Título: dc.title | O desenvolvimento do envolvido: estratégias de ascensão social de jovens negros de classes populares de um pré-vestibular social em Campos dos Goytacazes | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: