Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dias, Mônica Souto Da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Lhaylla Crissaff dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Dassie, Bruno Alves | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Lucas Fernando Braga da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:34:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:34:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22250 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752921 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa teve como objetivo geral elaborar uma apropriação do Modelo Van Hiele de desenvolvimento do pensamento geométrico para o ensino e aprendizagem do seno e do cosseno no círculo trigonométrico, bem como investigar as contribuições do uso de material manipulável para tal estudo. A pesquisa, de caráter qualitativo, teve como instrumento de coleta de dados o registro e observação de atividades aplicadas com um aluno de nono ano do Ensino fundamental e um aluno do primeiro ano do Ensino Médio, ambos de escolas particulares. A análise de dados foi feita sob a luz de referenciais teóricos que tratem do uso de materiais manipulativos e do modelo Van Hiele de desenvolvimento do pensamento geométrico. A análise dos dados permite conjecturar a viabilidade da apropriação do modelo de Van Hiele para ensino de trigonometria no círculo trigonométrico. Além disso, é possível afirmar que a utilização do material manipulável foi um importante recurso que auxiliou na transição da trigonometria do triângulo retângulo para a trigonometria do círculo trigonométrico, possibilitando a construção do conceito de seno e cosseno no círculo trigonométrico | - |
Descrição: dc.description | This study had as a general goal to elaborate an adaptation on the Van Hiele Model of development of geometric thought for the education and learning about the sine and the cosine in the trigonometric circle, as well to investigate the contributions on the use of manipulable material for such study. The research, of qualitative character, had as instrument of data collection, the registration and observation of applied activities with a ninth year student of elementary school and a student of the first year of high school, both from private schools. The data analysis was made according to theoretical frameworks that deal with the use of manipulative materials and the Van Hiele Model of development of geometric thought. The analysis of the data allows us to conjecture the viability of the adaptation of the Van Hiele model for teaching trigonometry in the trigonometric circle. In addition, it is possible to say that the use of manipulable material was an important resource that helped in the transition from trigonometry of the right triangle to the trigonometry of the trigonometric circle, enabling the construction of the concept of sine and cosine in the trigonometric circle | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trigonometria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Círculo trigonométrico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Material manipulável | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelo Van Hiele de desenvolvimento do pensamento geométrico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trigonometria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria de Van Hiele | - |
Palavras-chave: dc.subject | Material didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trigonometry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trigonometric circle | - |
Palavras-chave: dc.subject | Manipulable material | - |
Palavras-chave: dc.subject | Van Hiele model of development of geometric thought | - |
Título: dc.title | Estudo do círculo trigonométrico: uma proposta de apropriação do modelo Van Hiele com o auxílio de materiais manipuláveis | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: