Análise do fluxo escolar à luz da análise de sobrevivência: um estudo para a UFF

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLuizar Obregon, Jesus Alexei-
Autor(es): dc.contributorMachado, Danielle Carusi-
Autor(es): dc.contributorOliveira, André Barbosa-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Eduarda Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:33:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:33:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-24-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-24-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23349-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752896-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo tem como objetivo fortalecer atividades de pesquisa sobre a evasão escolar do ensino superior. Utilizando o ferramental da análise de sobrevida, tratamos as informações obtidas através do Censo da Educação Superior a fim de acompanhar, de 2010 a 2017, a sobrevivência de diferentes perfis de estudantes matriculados no ano de 2010 na Universidade Federal Fluminense até a formatura, o evento da evasão escolar ou a censura da observação. A partir dos resultados, podemos entender a relação entre as características e a evasão escolar, e como alguns grupos – como estudantes de cursos noturnos, em relação aos de cursos integrais – são mais vulneráveis ao evento de evasão-
Descrição: dc.descriptionThe present study aims to strengthen research activities on school dropout from higher education. Using survival analysis, we treat information obtained through the national Higher Education Census to monitor, from 2010 to 2017, the survival of different profiles of students enrolled in the year 2010 at Universidade Federal Fluminense until graduation, the evasion event school or censorship of the observation. From the results, we can understand the relationship between characteristics and school dropout, and how some groups – such as students enrolled in evening courses, compared to those in full-time courses – are more vulnerable to the dropout event-
Descrição: dc.description66 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFluxo escolar-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise de sobrevivência-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise de sobrevida-
Palavras-chave: dc.subjectSchool flow-
Palavras-chave: dc.subjectSurvival analysis-
Palavras-chave: dc.subjectUniversity education-
Título: dc.titleAnálise do fluxo escolar à luz da análise de sobrevivência: um estudo para a UFF-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.