Para onde caminhamos? Aspectos estruturantes e conjunturais da crise na Universidade pública brasileira

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Kátia Regina de Souza-
Autor(es): dc.contributorSantos, Rodrigo Castelo Branco-
Autor(es): dc.contributorFarage, Eblin Joseph-
Autor(es): dc.creatorMartins, Livia Prestes Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:33:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:33:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-23-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23325-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752886-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação tem como objetivo analisar os aspectos estruturantes e conjunturais da crise na universidade pública brasileira. Para isso, consideramos necessário o estudo da particularidade da formação econômica-social brasileira enquanto expressão concreta da universalidade do modo de produção capitalista. Neste sentido, a hipótese levantada é que os elementos que aprofundam a crise na universidade pública se constituíram historicamente como estruturantes da educação superior no Brasil. A origem da crise na universidade pública brasileira é imposta pelas crises cíclicas do capital, e na busca de dar respostas à crise, as classes dominantes aprofundam o padrão dependente de educação e a heteronomia. A tendência universalizante da mercantilização da totalidade da vida social, na expressão da educação superior brasileira, aprofunda dois elementos que representam as duas faces do mesmo processo: a priorização da expansão da educação superior pela via privada e a privatização da universidade pública por dentro, através de parcerias público-privadas que tem como objetivo expandir a lucratividade e reconfigurar a universidade pública conforme às necessidade do capital, hegemonizado nas frações rentistas. Para esta dissertação, foram utilizadas pesquisas de natureza bibliográfica e documental, possibilitando a análise dos eixos fundamentais que conduzem a política de educação superior, desde a consolidação do capitalismo monopolista no Brasil, ganhando forma e conteúdo na “reforma universitária de 1968” até as medidas conduzidas pelo governo Temer, evidenciando um processo de continuidades e aprofundamentos. A pesquisa apresenta os projetos antagônicos em disputa na educação superior, compreendendo que a configuração da universidade pública não se dá somente a partir da intencionalidade e das medidas efetivas das classes dominantes, mas a partir do processo histórico construído na luta de classes.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation aims to analyze the structuring and conjuncture aspects of the crisis in the Brazilian public university. For this, we consider it necessary to study the particularity of Brazilian economic and social formation as a concrete expression of the universality of the capitalist mode of production. In this sense, the hypothesis raised is that the elements that deepen the crisis in the public university were historically constituted as structuring of higher education in Brazil. The origin of the crisis in the Brazilian public university is imposed by the constant crisis of capital, and in the search to give answers to the crisis, the ruling classes deepen the pattern dependent on education and heteronomy. The universalizing tendency of the commodification of the whole of social life, in the expression of Brazilian higher education, deepens two elements that represent the two faces of the same process: the prioritization of the expansion of higher education by private means and the privatization of the public university from within, through of public-private partnerships that aim to expand profitability and reconfigure the public university in accordance with the needs of capital, hegemonized in rentier fractions. For this dissertation, we used bibliographical and documentary research, enabling the analysis of the fundamental axes that lead to higher education policy, from the consolidation of monopoly capitalism in Brazil, gaining form and content in the "university reform of 1968" up to the measures conducted by the Temer government, evidencing a process of continuity and deepening. The research presents the antagonistic projects in dispute in higher education, understanding that the configuration of the public university is not only based on the intentionality and effective measures of the dominant classes, but from the historical process constructed in the class struggle.-
Descrição: dc.description171f-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCrise-
Palavras-chave: dc.subjectIdeologia do desenvolvimento-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Superior-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade-
Palavras-chave: dc.subjectCapitalismo dependente-
Palavras-chave: dc.subjectPadrão dependente de educação-
Palavras-chave: dc.subjectHeteronomia-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade pública-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectCrise econômica-
Palavras-chave: dc.subjectCrise social-
Palavras-chave: dc.subjectCrisis-
Palavras-chave: dc.subjectDevelopmental ideology-
Palavras-chave: dc.subjectCollege education-
Palavras-chave: dc.subjectUniversity-
Palavras-chave: dc.subjectDependent capitalism-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-dependent pattern-
Palavras-chave: dc.subjectHeteronomy-
Título: dc.titlePara onde caminhamos? Aspectos estruturantes e conjunturais da crise na Universidade pública brasileira-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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