Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Coelho, Fábio André Cardoso | - |
Autor(es): dc.contributor | Feres, Beatriz dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Fernandez, Patrícia Ribeiro Corado | - |
Autor(es): dc.creator | Vieira, Thayane de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:33:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:33:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15318 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752851 | - |
Descrição: dc.description | Este estudo objetiva apresentar e analisar a ocorrência de encapsulamentos anafóricos em textos de popularização da ciência da revista Superinteressante e observar como estes contribuem para tornar a leitura mais acessível para o público leitor. Como critérios de análise, buscou-se observar os graus de (re)categorização e correferencialidade do objeto de estudo, além de discutir sobre os empregos de pronomes demonstrativos e artigos definidos e, também, as posições no texto dos encapsuladores. Do ponto de vista sociocognitivo, os textos de popularização são importante elo entre o leitor e a ciência, visto que auxiliarão para o despertar do interesse deste acerca do tema, provocando, também, o aumento de conhecimento armazenado na memória, além de poderem contribuir para o crescimento do número de indivíduos interessados em se formarem profissionais nos diversos campos científicos. Para a análise, é fundamental o estudo de conceitos como referenciação, categorização, correferecialidade, inferenciação, texto, gênero textual, coesão, coerência, informatividade, situacionalidade, intencionalidade, aceitabilidade, intertextualidade, anáfora, encapsulamento anafórico e outros. O corpus é formado por oito textos de popularização da ciência, e os parâmetros de análise foram baseados em autores reconhecidos no campo da Linguística Textual, como Koch (2012; 2013), Marcuschi (2008; 2010), Apothéloz (2003), Cavalcante (2014), Conte (2003), Antunes (2010), Werneck (2015), entre outros | - |
Descrição: dc.description | This study aims to present and analyze the occurrence of anaphoric encapsulations in texts popularizing science in the magazine Superinteressante and observe how they contribute to make reading more accessible to the reading public. As criteria for analysis, we sought to observe the degrees of (re)categorization and correlation of the object of analysis, in addition to discussing the uses of demonstrative pronouns and defined articles and also the positions in the text of the encapsulation occurrences. From a sociocognitive point of view, popularization texts are an important link between the reader and science, since they will help to awaken their interest in the topic, also provoking the increase of knowledge stored in memory, besides being able to contribute for the growth in the number of individuals interested in graduating professionals in the various scientific fields. For the analysis, it is essential to study concepts such as referentiation, categorization, correlation, inferencing, text, textual genre, cohesion, coherence, informativeness, situationality, intentionality, acceptability, intertextuality, anaphor, anaphoric encapsulation and others. The corpus consists of eight texts popularizing science, and the parameters of analysis were based on authors recognized in the field of Textual Linguistics, such as Koch (2012; 2013), Marcuschi (2008; 2010), Apothéloz (2003), Cavalcante (2014), Conte (2003), Antunes (2010), Werneck (2015), among others | - |
Descrição: dc.description | 130 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguística Textual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Popularização da ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Encapsulamentos anafóricos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Correferencialidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | (Re)categorização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intertextualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Anáfora (Linguística) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textual Linguistics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Popularization of science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Anaphoric encapsulations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Corelation | - |
Palavras-chave: dc.subject | (Re)categorization | - |
Título: dc.title | Encapsulamento anafórico e sua funcionalidade em textos de popularização da ciência | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: