Ensino de física e inclusão do aluno deficiente visual: atividades para o ensino de equilíbrio

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lucia da Cruz de-
Autor(es): dc.contributorCosta, Eden Vieira-
Autor(es): dc.contributorCavalcanti Filho, Cary Cassiano-
Autor(es): dc.creatorSantos, Joyce Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:33:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:33:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4927-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752828-
Descrição: dc.descriptionA educação sempre foi tema de debate e questionamentos ao longo do tempo, e o que hoje se pensa como uma educação de qualidade envolve o termo inclusão. O presente trabalho visa diminuir os obstáculos que as pessoas com necessidades especiais enfrentam na esfera educacional, permitindo novas possibilidades de aprendizado e valorização das diferenças. Políticas públicas avançaram no que diz respeito ao acesso de alunos com NEE (necessidades educacionais especiais) no ambiente escolar, mas a escola e o professor precisam promover novas estratégias de ensino para acolher todos os alunos. Desse modo, defendemos os movimentos inclusivos e a garantia de direitos dos deficientes de maneira geral, focando, entretanto, nosso estudo junto a deficientes visuais. Assim, este trabalho propõe uma discussão sobre as práticas educacionais relacionadas ao ensino de Física, através de sugestões didático-metodológicas para o ensino do tema Equilíbrio, a fim de promover a participação efetiva dos alunos cegos e com baixa visão no contexto das classes comuns do ensino regular-
Descrição: dc.descriptionEducation has always been a subject of debate and questions over time, and today it is thought as a quality education involves the term inclusion. This work aims to reduce the barriers that people with special needs face in the educational sphere, allowing new possibilities of learning and appreciation of differences. Public policies have advanced with regard to the access of students with especial needs at school, but the school and the teacher need to promote new teaching strategies to accommodate all students. Thus, we advocate inclusive movement and the guarantee of rights of the disabled in general, focusing, however, our work with the visually impaired. This work proposes a discussion on educational practices related to physics teaching, by methodological suggestions for the theme of balance, in order to promote the effective participation of blind and low vision students in the context of the common classes regular education-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectNecessidades especiais-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência visual-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectPessoa com deficiência visual-
Palavras-chave: dc.subjectNecessidade especial-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectInclusion-
Palavras-chave: dc.subjectSpecial needs-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics teaching-
Palavras-chave: dc.subjectVisual impairment-
Título: dc.titleEnsino de física e inclusão do aluno deficiente visual: atividades para o ensino de equilíbrio-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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