O impacto da metodologia de ensino utilizada no projeto pré-iniciação científica para o estudo da física clássica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMarques, Maria Danielle Rodrigues-
Autor(es): dc.creatorConstant, Shumylle Topázi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:33:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:33:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12494-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752824-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho exploramos a metodologia de ensino vigente no projeto "Pré-iniciação cientí ca para o estudo da Física Clássica", do Programa Jovens Talentos para a Ciência da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) que está sendo aplicado, desde o ano de 2011, na Universidade Federal Fluminense (UFF), no Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES) na cidade de Santo Antônio de Pádua-RJ. No decorrer do trabalho, analisamos a posição de diversos autores que descrevem em suas obras soluções para enriquecer o ensino-aprendizagem e a metodologia de ensino (didática) utilizada pelos professores, visando veri car se a didática utilizada neste projeto realmente ajuda os participantes a compreenderem os assuntos relacionados à Física Clássica. Os dados para as análises foram coletados através de um questionário aplicado aos alunos que estudaram no Programa Jovens Talentos para a Ciência, no projeto de "Pré-iniciação cientí ca para o estudo da Física Clássica", onde averiguamos o impacto que esse programa causou na vida de cada aluno.-
Descrição: dc.descriptionIn this work we explored the current teaching methodology in the project "Pre-scienti c initiation for the study of Classical Physics", of the Young Talents Program for the Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) and Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ), which has been applied since 2011 in the Universidade Federal Fluminense (UFF), in the Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES) in the city of Santo Antônio de Pádua-RJ. In the course of the study, we analyze the position of several authors who describe in their works solutions to enrich teaching-learning and teaching methodology (didactic) used by teachers, in order to verify if the didactics used in this project really helps the participants to understand the subjects related to Classical Physics. The data for the analyzes were collected through a questionnaire applied to the students who studied in the Young Talents for Science program in the project "Pre-scienti c initiation for the study of Classical Physics", where we investigated the impact that this program caused in life of each student.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectJovens Talentos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectExperimentação-
Palavras-chave: dc.subjectFísica Clássica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectApredizagem-
Palavras-chave: dc.subjectYoung Talents-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-learning-
Palavras-chave: dc.subjectExperimentation-
Título: dc.titleO impacto da metodologia de ensino utilizada no projeto pré-iniciação científica para o estudo da física clássica-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.