Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bortolossi, Humberto José | - |
Autor(es): dc.contributor | Rezende, Wanderley Moura | - |
Autor(es): dc.contributor | Rezende, Wanderley Moura | - |
Autor(es): dc.contributor | Bortolossi, Humberto José | - |
Autor(es): dc.contributor | Paula, Michel Cambrainha de | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Leonardo da Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:33:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:33:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28173 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752820 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como motivação a experiência de ter participado de um minicurso de formação continuada para professores do Ensino Fundamental I da prefeitura de Cambé-PR. Na oportunidade, a plataforma DESMOS foi utilizada como elemento de mediação na aplicação e no gerenciamento das três primeiras lições do Livro Aberto de Frações. A partir daí, surgiu a proposta inicial deste trabalho: migrar para a plataforma DESMOS as lições 4 e 5 do livro que ainda não haviam sido convertidas. Além disso, neste trabalho de conclusão de curso, fez-se uma revisão de algumas atividades das lições 1, 2 e 3, já convertidas para a plataforma, procurando observar o que se ganha do ponto de vista didático com a conversão do Livro Aberto de Frações para a plataforma DESMOS? Para responder a essa pergunta, buscamos observar as vantagens que a plataforma oferece ao comparar diferenças significativas entre as atividades no livro impresso e as atividades convertidas. Desta maneira, e com a experiência da oficina realizada, foi possível constatar que a grande vantagem, do ponto de vista didático, na conversão das atividades para a DESMOS está no fato de que elas ganharam dinamismo e interatividade, permitindo, também, agilidade no processo de aplicação e um feedback imediato para o professor e para os alunos. | - |
Descrição: dc.description | This work was motivated by the experience of having participated in a mini-course of continuous training in-service-teachers of Elementary School I in the city of Cambé- PR. On that occasion, the DESMOS platform was used as a mediation element in the application and management of the first three lessons of the Open Book of Fractions. From there, the initial proposal of this work emerged: to migrate lessons 4 and 5 of the book that had not yet been converted to the DESMOS platform. In addition, in this course conclusion work, a review of some activities from lessons 1, 2, and 3, already converted to the platform, was carried out, trying to observe what is gained from a didactic point of view with the conversion of the Open Book of Fractions for the DESMOS platform? To answer this question, we sought to observe the advantages that the platform offers when comparing significant differences between activities in the printed book and activities converted. In this way, and with the experience of the workshop held, it was possible to see that the great advantage, from a didactic point of view, in the conversion of activities to DESMOS is the fact that they gained dynamism and interactivity, also allowing agility in the process application and immediate feedback for the teacher and students. | - |
Descrição: dc.description | 69 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livro Aberto de Frações | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plataforma DESMOS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambientes Virtuais de Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Básico de Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Material Didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plataforma aberta da web | - |
Palavras-chave: dc.subject | Open Book of Fractions | - |
Palavras-chave: dc.subject | DESMOS platform | - |
Palavras-chave: dc.subject | Virtual Environments of Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Basic Mathematics Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Courseware | - |
Título: dc.title | Avaliando o potencial didático da plataforma desmos em uma conversão das atividades do livro Aberto de Frações | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: