Um Flamengo grande, um Brasil maior: o Clube de Regatas do Flamengo e o imaginário político nacionalista popular (1930-1955)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Jorge-
Autor(es): dc.contributorGomes, Angela Maria de Castro-
Autor(es): dc.contributorVenâncio, Giselle Martins-
Autor(es): dc.contributorMaia, Andrea Casa Nova-
Autor(es): dc.contributorFontes, Paulo Roberto Ribeiro-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Juniele Rabêlo de-
Autor(es): dc.contributorCastro, Ricardo Figueiredo de-
Autor(es): dc.creatorCoutinho, Renato Soares-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:33:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:33:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-02-17-
Data de envio: dc.date.issued2014-02-17-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/248-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752816-
Descrição: dc.descriptionO trabalho tem como objetivo investigar os fatores que contribuíram para a popularidade e para a abrangência nacional do Clube de Regatas do Flamengo. O período analisado – 1933 a 1955 – foi marcado pela implantação do regime profissional no clube e pelo progressivo processo de fidelização de torcedores em todo território nacional. As campanhas de marketing das gestões dos presidentes José Bastos Padilha e Gilberto Cardoso serão interpretadas a fim de associar a construção da identidade do clube mais popular do Brasil aos símbolos e valores sociais correntes no imaginário político nacionalista divulgado pela propaganda estatal nas décadas de 1930 e 1940.-
Descrição: dc.descriptionThe study aims to investigate the factors that contributed to the popularity and the national influence of the Clube de Regatas do Flamengo. The period – 1930 to 1955 – was marked by the implementation of professionalism and by the gradual process of loyalty of fans nationwide. Marketing campaigns in efforts of presidents José Bastos Padilha and Gilberto Cardoso will be interpreted to involve the construction of the identity of Brazil’s most popular club symbols and social values in the current political imaginary nationalist released by state propaganda in the 1930s and 1940s.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectNacionalismo-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimentismo-
Palavras-chave: dc.subjectImaginário político-
Palavras-chave: dc.subjectClube de Regatas do Flamengo-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectClube de Regatas do Flamengo-
Palavras-chave: dc.subjectCultura popular-
Palavras-chave: dc.subjectFutebol; aspecto histórico-
Palavras-chave: dc.subjectNationalism-
Palavras-chave: dc.subjectPolitical imaginary-
Título: dc.titleUm Flamengo grande, um Brasil maior: o Clube de Regatas do Flamengo e o imaginário político nacionalista popular (1930-1955)-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.