Pelos espaços da escola: diálogos entre Pedagogia e Arquitetura

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPérez, Carmen Lúcia Vidal-
Autor(es): dc.contributorJaner, Jader-
Autor(es): dc.contributorAndrade, Nívea Maria da Silva-
Autor(es): dc.contributorGerson, Giselle Cerise-
Autor(es): dc.contributorAlves, Luciana Pires-
Autor(es): dc.contributorTavares, Maria Tereza Goudard-
Autor(es): dc.creatorBorges, Juliana de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:33:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:33:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-17-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29988-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752803-
Descrição: dc.descriptionA presente tese, intitulada “Pelos espaços da escola: Diálogos entre Arquitetura e Pedagogia”, está inscrita no Campo dos Estudos do Cotidiano da Educação Popular. Realizada no cotidiano de uma escola pública federal situada em Niterói/RJ, tem como objetivo compreender a percepção das crianças em relação aos espaços da escola e seu entorno, entender suas preferências e como se apropriam dos espaços. Tece reflexões acerca dos usos que as crianças fazem dos espaços da escola, de suas casas e da cidade. A partir de narrativas infantis como desenhos, escritas e fotografias, Arquiteturas e Pedagogias são colocadas em diálogo. Ao problematizar as vivências e os sentimentos que as crianças têm nesses espaços, me movimento no sentido de olhar minha própria infância, num exercício de rememoração, que de acordo com Walter Benjamin (2011) significa olhar o passado com olhos de presente, entendendo que o passado não tem somente uma compreensão, mas que apresenta diferentes aspectos de acordo com as condições do presente. O estudo em questão se debruça em uma revisão de literatura de conceitos que consideram as relações entre infâncias, espaços e cidades, os estudos do cotidiano e as experiências e narrativas. Metodologicamente desenhada como uma pesquisa do cotidiano, ressalto as relações estabelecidas entre os sujeitos e os espaços, reconhecendo o papel fundamental das crianças neste trabalho.-
Descrição: dc.descriptionThis thesis, entitled “For the spaces of the school: Dialogues between Architecture and Pedagogy”, is inscribed in the Field of Studies of the Daily Life of Popular Education. Performed in the daily life of a federal public school located in Niterói/RJ, it aims to understand the perception of children in relation to the spaces of the school and its surroundings, to understand their preferences and how they appropriate the spaces. It reflects on the uses children make of school spaces, their homes and the city. From children's narratives such as drawings, writings and photographs, Architectures and Pedagogies are placed in dialogue. By problematizing the experiences and feelings that children have in these spaces, I move towards looking at my own childhood, in an exercise of remembrance, which according to Walter Benjamin (2011) means looking at the past with eyes of the present, understanding that the past has not only one understanding, but it presents different aspects according to the conditions of the present. The study in question focuses on a literature review of concepts that consider the relationships between childhoods, spaces and cities, studies of everyday life and experiences and narratives. Methodologically designed as a daily research, I emphasize the relationships established between subjects and spaces, recognizing the fundamental role of children in this work.-
Descrição: dc.description251 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectInfâncias-
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano Escolar-
Palavras-chave: dc.subjectArquitetura-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectInfância-
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectChildhoods-
Palavras-chave: dc.subjectSchool Routine-
Palavras-chave: dc.subjectArchitecture-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogy-
Título: dc.titlePelos espaços da escola: diálogos entre Pedagogia e Arquitetura-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.