Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Petry, Hélène Cécile | - |
Autor(es): dc.contributor | Veloso, Letícia Helena Medeiros | - |
Autor(es): dc.contributor | Pisetta, Maria Angélica Augusto de Mello | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Kamilly Vieira Cardoso da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:33:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:33:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/10563 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752796 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho é fruto de estudo através de revisões bibliográficas sobre a violência escolar na perspectiva de pensamento de diversos autores. Foram identificadas diversas correntes defendidas por estes autores, demonstrando as diferenciações conceituais utilizadas ao trabalharem o tema. Comprovando diversas características da violência na escola, sendo ela no fator físico, psicológico, social e familiar. Os vetores mais apontados pelos autores como forma de violência são as indisciplinas, a falta de diálogo entre os alunos e os docentes, a discriminação, a criminalidade, a falta de respeito, os julgamentos moralizadores, ameaças e problemas familiares. Assim compreendendo as fontes da violência na ruptura de comunicação em situação de conflito e como a Comunicação Não Violenta (CNV) nas escolas é uma possibilidade de solucionar o problema proporcionando assim uma melhor fala e escuta. Ajudando a ter clareza do que precisa ser mudado e quais estratégias precisam ser executadas para então ter uma melhor relação pessoal no ambiente escolar, ou seja, como a empatia pode facilitar a comunicação entre as pessoas | - |
Descrição: dc.description | This work is the result of a study through bibliographic reviews on school violence from the perspective of several authors. It was identified several currents defended by these authors, demonstrating the conceptual differences used when working the theme. Demonstrating various characteristics of violence in the school, being the physical, psychological, social and family factors. The vectors most pointed out by the authors as a form of violence are indisciplines, lack of dialogue between students and teachers, discrimination, crime, lack of respect, moralizing judgments, threats and family problems. Thus understanding the sources of violence in the rupture of communication in a situation of conflict and how the Non-Violent Communication (CNV) in schools is a possibility to solve the problem thus providing a better speech and listening. Helping to have clarity of what needs to be changed and what strategies need to be performed to have a better personal relationship in the school environment, ie how empathy can facilitate communication between people | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violência simbólica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação Não Violenta | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indisciplina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Empatia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violência na escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conflito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Symbolic Violence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nonviolent Communication | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indiscipline | - |
Palavras-chave: dc.subject | Empathy | - |
Título: dc.title | Um estudo sobre a violência escolar: caminhos de superação da violência escolar através da comunicação não violenta | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: