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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Marques, Marcelo Monteiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Cauê Torres de Oliveira Guedes | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Leonardo Moreira da | - |
Autor(es): dc.creator | Considera, Marianna Andrade | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:33:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:33:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30797 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752794 | - |
Descrição: dc.description | O celular que, em tempos antigos, era unicamente utilizado para realizar ligações, hoje é considerado um computador portátil de bolso. Usufruindo desses aparelhos móveis a favor do processo de ensino-aprendizagem, podemos considerar diversos benefícios no ramo educacional. Muitas vezes, o uso do smartphone é visto somente como forma de entretenimento, ocasionando distrações aos alunos. Nesse sentido, nada mais justo que tentar mudar sua forma de utilização em sala de aula, sendo uma possível consequência a diminuição dos problemas de indisciplina que, na maioria das vezes, são causados pelo uso inadequado do celular. Utilizando a gamificação diante de uma proposta de referencial teórico baseado nas metodologias ativas e na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), esta monografia tem como objetivo se beneficiar do lúdico e do meio de comunicação mais presente no cotidiano social como forma de ferramenta pedagógica de aprendizagem para o Ensino de Química. Para isso, foi desenvolvido um aplicativo de celular que possibilitasse o aluno estudar de uma forma mais atrativa e com menos distrações. Busca-se promover uma análise qualitativa e quantitativa das experiências vividas por meio de aplicações realizadas em duas instituições de ensino, com a participação de estudantes e professores da área de Química, estes que avaliaram o recurso pedagógico, assim como o desenvolvimento do aplicativo, comprovando os benefícios que a utilização do celular em sala de aula pode promover para o ensino. | - |
Descrição: dc.description | The cellphone that, in old times, was only to make callings, today is considered a portable pocket computer. Using this portable device in favor of the learning and teaching process, we can consider many benefits in the education area. Many times, the use of smartphones is seeing only as a leisure activity that can draw away the student's attention. Thus, nothing is more fair than to try to change the way it is used in the classroom. A possible consequence may be the reduction of the indiscipline that, most of the time, is caused by the inadequate use of cellphone. The gamification is an active methodology based on the Information and Communication technology (ICT) theoretical reference. The aim of this study is to use one playful and more common mean of communication of social daily life as a pedagogical learning tool for chemistry teaching. Therefore, it has been developed a cellphone software to enable the students to learn in a more attractive and less distracting way. In order to promote a qualitative and quantitative analysis of the living experiences in classroom, this research was applied in two schools with the participation of the Chemistry teachers, these teachers evaluated the pedagogical resource , as well the development of this Software, proving the benefits that the use of cellphones in the classroom can promote to education. | - |
Descrição: dc.description | 95 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Celular; Gamificação; Metodologia Ativa; TICs; Ensino de Química. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química, Aplicativo móvel, Química orgânica, Processo de ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | cellphone, gamification, active methodology, ICT ( Information and Communication Technology), Chemistry Teaching. | - |
Título: dc.title | A gamificação do ensino: desenvolvimento de um aplicativo de celular para o ensino de química orgânica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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