Educação infantil no município de Niterói: documentário sobre a prática pedagógica do Atendimento Educacional Especializado – AEE

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFernandes, Edicléa Mascarenhas-
Autor(es): dc.contributorCruz, Osilene Maria de Sá e Silva da-
Autor(es): dc.contributorAraujo, Luiz Antônio Souza de-
Autor(es): dc.contributorMedeiros, Jucélia Linhares Granemann de-
Autor(es): dc.contributorMeireles, Rosana Maria do Prado Luz-
Autor(es): dc.creatorAbreu, Fabiane da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:33:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:33:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-05-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30246-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752790-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como objetivo realizar uma pesquisa com professoras que atuam nas salas de recursos multifuncionais de Niterói, a fim de produzir um documentário sobre a inclusão da criança público da Educação Especial, a partir das narrativas desses docentes sobre a sua prática, entendendo que o trabalho desenvolvido por esses profissionais contribui para problematizar novos pensares para a inclusão da criança da Educação Especial no espaço escolar. Para dar conta desta investigação, as questões trabalhadas abordaram como questão norteadora: Como o Atendimento Educacional Especializado contribui para a inclusão da criança com deficiência na Educação Infantil? A metodologia de investigação adotada foi qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados: levantamento documental/bibliográfico e entrevistas semiestruturadas gravadas em vídeo. O documentário produto deste processo pretende contribuir com reflexões acerca do trabalho realizado por professoras nas salas de recursos e trazer para o debate acadêmico discussões que tratam da inclusão da criança com deficiência, transtorno global do desenvolvimento, superdotação ou altas habilidades na Educação Infantil, considerando o Atendimento Educacional Especializado, ressaltando a importância da Educação precoce como estimulador do desenvolvimento dessas crianças a partir da primeira infância. Nesse sentido, esta pesquisa teve como interlocutores principais: Ariès (1978) na discussão sobre o conceito de infância; Carneiro (2012), sobre o papel da inclusão na Educação Infantil; Siluk e Pavão (2015) e Fernandes (2010), trazendo elementos para pensar o papel da Sala de Recursos na estimulação precoce; e Vygotsky (1984), no que se refere ao desenvolvimento infantil. Para isso, este estudo, em diálogo com autores importantes, buscou problematizar o papel do trabalho na Sala de Recursos na estimulação precoce.-
Descrição: dc.descriptionThis work aimed to conduct a research with teachers who work in the multifunctional resource room in niterói, in order to produce a documentary about the inclusion of the public child of special education, based on the narratives of these teachers about their practice, understanding that the work developed by these professionals contributes to problematize new thinking for the inclusion of the special education child in the school space. in order to deal with this investigation, the questions addressed the following guiding question: how does specialized educational care contribute to the inclusion of children with disabilities in early childhood education? the research methodology adopted was qualitative, with the data collection instrument: documentary / bibliographic survey and semistructured interviews recorded on videos. the documentary, product of this process, intends to contribute with reflections about the work done by teachers in the resource rooms, as well as to bring to the academic debate discussions that deal with the inclusion of children with disabilities, global developmental disorder, giftedness or high skills in education children, considering the specialized educational service, emphasizing the importance of early education as a stimulator of the development of these children from early childhood. in this sense, this research had as main interlocutors aries (1978) in the discussion on the concept of childhood, carneiro (2012) on the role of inclusion in early childhood education; siluk & pavão (2015); fernandes (2010) in bringing elements to think about the role of the resource room in early stimulation and vygotsky (1984), with regard to child development. in this sense, this study in dialogue with important authors sought to problematize the role of work in the resource room in early stimulation.-
Descrição: dc.description132 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantil-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectAtendimento Educacional Especializado-
Palavras-chave: dc.subjectPrática pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectEstudante com necessidades específicas-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor de ensino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectDocumentário-
Palavras-chave: dc.subjectChild education-
Palavras-chave: dc.subjectInclusion-
Palavras-chave: dc.subjectSpecialized Educational Assistance-
Título: dc.titleEducação infantil no município de Niterói: documentário sobre a prática pedagógica do Atendimento Educacional Especializado – AEE-
Título: dc.titleEarly childhood education in the city of Niterói: documentary on the pedagogical practice of Specialized Educational Assistance – AEE-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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