Intervenção educativa em farmácias que realizam promoção comercial de produtos que competem com o aleitamento materno

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Maria Inês Couto de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2876371905145486-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8645788129588373-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Gloria Priscila Nunes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:33:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:33:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-12-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-12-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11208-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PPGSC.2019.m.11698094728-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752788-
Descrição: dc.descriptionIntrodução: A Lei Federal 11.265/2006 tem como finalidade regular a publicidade e a comercialização de alimentos para crianças até 3 anos de idade. A promoção comercial de fórmulas infantis, mamadeiras, bicos e chupetas é proibida, e a de produtos lácteos e alimentos de transição só pode ocorrer se acompanhada de frases que advertem sobre a possível influência negativa sobre a prática da amamentação. Objetivo: Analisar o impacto de uma intervenção educativa junto a estabelecimentos comerciais que descumprem a NBCAL com vistas à mudança de comportamento por parte desses estabelecimentos. Método: Estudo de intervenção realizado na cidade do Rio de Janeiro, em farmácias que infringiam a NBCAL. O grupo de alocação de cada farmácia: intervenção com farmacêutico (GIF); intervenção com gerente (GIG) e controle (GC) foi definido previamente de forma aleatória.Cada farmácia foi avaliada por meio de um aplicativo eletrônico em dois momentos. Na primeira visita foi realizada avaliação do cumprimento da NBCAL e entrevista com o farmacêutico ou gerente comercial. Os grupos intervenção receberam uma orientação sobre a NBCAL mediante o uso de material educativo desenvolvido para tal finalidade. Após um mês, as farmácias foram novamente visitadas para verificação de possíveis mudanças na prática comercial e seus responsáveis foram novamente entrevistados. Os dados coletados foram exportados para o programa estatístico SPSS.Para aferir as mudanças no quantitativo de farmácias com infração à NBCAL, antes e depois da intervenção, foi utilizado o Teste de McNemar. O teste de postos sinalizados de Wilcoxon foi utilizado para comparar a variação do número de infrações por grupo de alocação.Resultados:Mais da metade dos gerentes e farmacêuticos entrevistados relatou não conhecer a NBCAL. Na primeira visita foram encontradas 155 farmácias infringindo a NBCAL. Após a intervenção educativa houve uma redução de 16,1% (n=25) no número de farmácias com infração. Houve uma redução de 18,7% para 12,9% farmácias com infrações em produtos cuja promoção comercial é proibida (p=0,047) e de 92,9% para 80,5% em produtos lácteos (p=0,001).No entanto, as farmácias com irregularidade na comercialização de alimentos de transição aumentaram de 28,5% para 42,3% (p=0,006). No GIF houve uma redução estatisticamente significativa nas infrações relacionadas aos descontos de preço e às exposições especiais.Conclusão: A intervenção educativa com farmacêuticos foi capaz de promover mudanças significativas nas práticas comerciais. Contudo, além de ações educativas, outras medidas precisam ser tomadas por órgãos fiscalizadores para evitar o marketing abusivo de produtos que competem com a amamentação-
Descrição: dc.descriptionIntroduction: Federal Law 11,265/2006 aims to control the advertising and marketing of foods for infants and toddlers. Commercial promotion of infant formulas, bottles, nipples and pacifiers is prohibited. Commercial promotion of dairy products and transitional foods can occur only if accompanied by phrases that warn about the possible negative influence on breastfeeding practice. Objective: To analyze the impact of an educational intervention with commercial establishments that did not comply with the Brazilian Code of Marketing of Breast-milk Substitutes (NBCAL), in order to change their behavior. Methods: An intervention study was carried out in Rio de Janeiro City, Brazil, in pharmacies that in fringed NBCAL. The allocation group of each pharmacy: intervention with pharmacist (GIP); managerial intervention (GIM) and control (CG) was previously defined at random. Each pharmacy was evaluated twice, by means of an electronic device. At the first visit, the pharmacy’s compliance with NBCAL was assessed, the pharmacist or commercial manager was interviewed and an educational intervention with performed, by means of an educational material developed for this purpose. After a month, the pharmacies were assessed again to verify possible changes in their marketing practice, and their responsible was interviewed once more. The data collected were exported to the statistical program SPSS. To measure the changes in the number of pharmacies with NBCAL infraction, before and after the intervention, the McNemar Test was used. The Wilcoxon signposts test was used to compare the variation in the number of infractions per allocation group. Results: More than half of the managers and pharmacists interviewed reported not knowing NBCAL. At the first visit, 155 pharmacies were violating NBCAL. After the educational intervention there was a reduction of 16.1% (n = 25) in the number of pharmacies with infraction. There was a reduction from 18.7% to 12.9% pharmacies with violation in products whose commercial promotion is prohibited (p = 0.047) and from 92.9% to 80.5% in dairy products (p = 0.001). However, pharmacies with irregularities in the commercialization of transitional foods increased from 28.5% to 42.3% (p = 0.006). In GIP there was a statistically significant reduction in infringements related to price discounts and special exposures. Conclusion: The educational intervention with pharmacists was able to promote significant changes in commercial practices. However, in addition to educational actions, other measures need to be taken by regulatory agencies to avoid abusive marketing of products that compete with breastfeeding-
Descrição: dc.description93 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAleitamento materno-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo de intervenção-
Palavras-chave: dc.subjectLegislação sobre alimentos-
Palavras-chave: dc.subjectNutrição infantil-
Palavras-chave: dc.subjectAleitamento materno-
Palavras-chave: dc.subjectNutrição infantil-
Palavras-chave: dc.subjectLegislação sobre alimento-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública de saúde-
Palavras-chave: dc.subjectBreastfeeding-
Palavras-chave: dc.subjectClinical trial-
Palavras-chave: dc.subjectFood legislation-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing-
Palavras-chave: dc.subjectInfant nutrition-
Título: dc.titleIntervenção educativa em farmácias que realizam promoção comercial de produtos que competem com o aleitamento materno-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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