O jogo didático como instrumento de avaliação da aprendizagem em aulas de física no ensino médio

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lucia da Cruz de-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Wanda da Conceição de-
Autor(es): dc.contributorCosta, Isa-
Autor(es): dc.creatorPereira, Alexandre Max Hol-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:33:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:33:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-04-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11570-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752783-
Descrição: dc.descriptionA avaliação da aprendizagem no contexto escolar é um processo contínuo que, por meio dos resultados obtidos, possibilita a constatação dos progressos e das dificuldades dos alunos e a reorientação do trabalho docente. Nesta perspectiva, os instrumentos para a obtenção dos dados relativos à aprendizagem dos alunos não se limitam a provas e testes. O objetivo deste trabalho é apresentar um exemplo de jogo didático como um dos instrumentos para a avaliação da aprendizagem. A proposição e produção do jogo foram motivadas pela necessidade de reformulação da prática docente, de modo a torná-la compatível com as tendências atuais para o ensino de Física na Educação Básica. Confeccionado com material de baixo custo e de fácil aquisição no comércio, o jogo enfoca os processos de transmissão do calor associados a fenômenos ambientais. A produção do jogo pressupôs um projeto de ensino baseado na problematização e contextualização dos conteúdos. Defendemos a ideia de que o jogo, por se tratar de uma atividade lúdica, propicia a avaliação da aprendizagem de maneira descontraída, auxiliando os alunos no desenvolvimento de atitudes e valores, particularmente o respeito e a colaboração. Os resultados obtidos no jogo permitirão aos alunos a autoavaliação de sua aprendizagem e ao professor a retomada do processo de ensino em situações do jogo em que os alunos apresentarem déficit de aprendizagem. Ressaltamos, no entanto, que os resultados que poderão advir do uso do jogo no contexto da sala de aula estão condicionados à ação docente. Caberá ao professor, como mediador no processo de construção do conhecimento dos alunos, favorecer, durante o ensino: diálogos, argumentações e apresentação de fatos cotidianos que relacionam o conhecimento científico com os aspectos socioambientais relativos ao tema-
Descrição: dc.descriptionThe evaluation of learning in the school context is an ongoing process that, through the results, enables the realization of progress and difficulties of students and reorientation of teaching. In this perspective, the instruments to collect data on student learning are not limited to exams and tests. The objective of this monograph is to present an example of didactic game as an instrument for the assessment of learning. The proposition and game production were motivated by the need to recast the teaching practice in order to make it compatible with the current trends in the teaching of Physical in the Basic Education. Crafted with low cost material and easy to purchase in commerce, the game focuses on the processes of heat transfer associated with environmental phenomena. The game production assumed a project based on teaching and problem-contextualization of content. We argue that the game is a ludic activity and provides the evaluation of learning in a relaxed way, assisting students in the development of attitudes and values, particularly respect and collaboration. The results obtained in the game will allow students to make a self-assessment of their learning and the teacher in the resumption of game situations in which students have learning difficulties. We emphasize, however, that the results that may arise from the use of the game in the context of classroom teaching are conditioned to teacher`s action. It will be up to the teacher, as a mediator in the process of knowledge construction of students, encourage, during teaching: dialogues, arguments and presentation of everyday facts that relate scientific knowledge with the environmental aspects related to the topic-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectJogo didático-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação da aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectJogo educativo-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem por atividades-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics-
Palavras-chave: dc.subjectHigh school-
Palavras-chave: dc.subjectDidactic game-
Palavras-chave: dc.subjectLearning assessment-
Título: dc.titleO jogo didático como instrumento de avaliação da aprendizagem em aulas de física no ensino médio-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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