Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mello, José Manoel Carvalho de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:51489425722 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783181J6 | - |
Autor(es): dc.contributor | Leta, Fabiana Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:01121232122 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723247Y6 | - |
Autor(es): dc.contributor | Hasenclever, Lia | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:33045437753 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783327Y3 | - |
Autor(es): dc.creator | Antunes, Liane Regina Maggioni Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:33:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:33:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-10-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-06-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/17163 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752777 | - |
Descrição: dc.description | The Universities are central institutions in the process of creation and transmission of the knowledge and, each time more, are urged to contribute to the increase of innovation and the technological development of the region they are situated. In order to be able for the attendance of this requirement, they must reevaluate their politics and management models, trying to be more flexible and more up to date, actions that will guarantee more efficiency and effectiveness in their processes. The principles of the knowledge management applied by the universities can provide the improvement of the education, research and extension. In consequence, the management of these institutions must approach the knowledge as raw material, factor of production and product, adding value to each development stage. This study has as objective the analyze of Knowledge Management based on the principles of Constructive Elements proposed by Probst, Raub and Romhardt (2002), and considering the Seven Dimensions of Knowledge Management described by Terra (2001), at Universidade Federal Fluminense , especially at Escola de Engenharia . This study intends to check if the possible actions of Knowledge Management are linked to the institutional strategy to develop organizational competences, as well as protect competitive advantages. It is presented a study on the administration and identification of positive points and the ones which need improvement. In addition, it is supposed to give the managers information to add value to future initiatives related to Knowledge Management. The work is concluded proving that the identified actions, although not intentionally formalized and defined as a mechanism of knowledge management officially instituted by the direction of the Escola de Engenharia , are, in fact, linked to the institutional strategy and can lead to the improvement of its processes and the development of organizational abilities, fortifying the Institution in order to get sustainable competitive differential. | - |
Descrição: dc.description | As universidades são instituições centrais no processo de criação e transmissão do conhecimento e, cada vez mais, são instadas a contribuir para o aumento da inovação e do desenvolvimento tecnológico da região onde se inserem. Para estarem aptas para o atendimento desta demanda, devem reavaliar suas políticas e seus modelos de gestão, tentando se tornar mais flexíveis e atualizadas, ações que podem garantir maior eficiência e efetividade em seus processos. Os princípios da gestão do conhecimento aplicados pela universidade podem proporcionar a melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Assim, estas instituições devem abordar o conhecimento como matéria-prima, fator de produção e produto, agregando valor a cada etapa do desenvolvimento. Este trabalho tem por objetivo analisar a Gestão do Conhecimento sob a ótica dos elementos construtivos propostos por Probst, Raub e Romhardt (2002), considerando ainda, as sete dimensões da Gestão do Conhecimento descritas por Terra (2001), na Universidade Federal Fluminense, em especial na Escola de Engenharia. Pretende-se verificar se as possíveis ações de Gestão do Conhecimento estão ligadas à estratégia institucional de forma a desenvolver competências organizacionais, bem como melhorar o posicionamento da Instituição no atendimento das demandas da sociedade. Para tanto, busca-se caracterizar a administração da mesma e identificar os pontos positivos e os de melhoria. Adicionalmente, espera-se disponibilizar aos gestores da Instituição informações que possam agregar valor a futuras iniciativas voltadas a gestão do conhecimento. Conclui-se o trabalho comprovando que as ações identificadas, mesmo que não intencionalmente formalizadas e definidas como um mecanismo de gestão do conhecimento oficialmente instituído pela direção da Escola de Engenharia, estão, de fato, ligadas à estratégia institucional e podem levar ao aperfeiçoamento de seus processos e ao desenvolvimento de competências organizacionais, fortalecendo a Instituição para que esta obtenha diferencial competitivo sustentável. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção | - |
Publicador: dc.publisher | Estratégia-Apoio Logístico-Tecnologia e Trabalho | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia de produção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Economia do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inovação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knowledge management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knowledge society | - |
Palavras-chave: dc.subject | University | - |
Palavras-chave: dc.subject | Innovation | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | - |
Título: dc.title | Reflexões sobre a aplicação da gestão do conhecimento pelas universidades: o caso da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense | - |
Título: dc.title | Reflections about the knowledge management applied by universities: the case study of Escola de Engenharia of Universidade Federal Fluminense | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: