Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Maluf, Ued Martins Manjud | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:64123908622 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8043314637164631 | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Marilei de Melo Tavares e | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:33:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:33:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-05-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-01-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/19986 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752776 | - |
Descrição: dc.description | This study sought to identify potential artistic/creative in nursing students, based on perceptions of the learning scenario. There was an exploratory descriptive qualitative approach, ten students from the Nursing Course, University Severino Sombra, Brooms, State of Rio de Janeiro. The study was conducted by an instrument in which the subjects express poetically experiences in learning scenarios. We tried to identify in this study looks launched by academics about their practice and capture images of the strangeness of new learning scenarios, in building their professional identity. Based on the material analyzed, we attempted to expand the senses to form a mosaic of knowledge about the education experience of nursing practice. The images designed by students for experiments with the learning scenario revealed that the daily nursing care is perceived as critical and poetic, and emotional commitment. Students recall the emotion, sensitivity and creativity in the educational process, which refers to reflective practice in nursing. The images analyzed speak of commitment to freedom, subjective life and work. It follows that the education of feeling and appreciation of creativity are key to nursing education as its object of interest is the life of the individual and the community. Thus, the nursing curriculum should talk to artistic assumptions, highlighting the experience as a basic form of knowledge | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo buscou identificar potencialidades artístico/criativas nos acadêmicos de enfermagem, baseados em percepções do cenário de aprendizagem. Realizou-se uma pesquisa exploratória descritiva de abordagem qualitativa, com dez acadêmicos do Curso de Enfermagem, da Universidade Severino Sombra, Vassouras, Estado do Rio de Janeiro. O estudo foi desenvolvido por meio de um instrumento, em que os sujeitos pudesssem expressarem de forma poética experiências vivenviadas em cenários de aprendizagem. Buscou-se neste estudo identificar os olhares lançados pelos acadêmicos sobre sua prática e capturar as imagens do estranhamento dos novos cenários de aprendizagem, na construção de sua identidade profissional. Com base no material analisado, buscou-se ampliar sentidos para formar um mosaico de conhecimento sobre a experiência com o aprendizado da prática de enfermagem. As imagens projetadas pelos estudantes para as experiências com o cenário de aprendizagem revelaram que o cotidiano do cuidar em enfermagem é apreendido como crítico e poético, comprometido e afetivo. Os estudantes reafirmam a emoção, a sensibilidade e a criatividade no processo formativo, que os remete à prática reflexiva da enfermagem. As imagens analisadas falam do compromisso com a liberdade, a subjetivação da vida e do trabalho. Conclui-se que a educação do sentir e a valorização da criatividade são fundamentais para a formação do enfermeiro porque seu objeto de interesse é a vida do sujeito e da coletividade. Desta forma, o currículo de enfermagem deve dialogar com pressupostos artísticos, destacando o sentir como forma básica de conhecimento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Ciência da Arte | - |
Publicador: dc.publisher | Teoria da Arte | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Enfermeiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Enfermagem prática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de enfermagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning, Training, Nurse, nursing practice, nursing education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | - |
Título: dc.title | O olhar sobre a prática na construção da identidade do enfermeiro: imagem do estranhamento dos novos cenários de aprendizagem | - |
Título: dc.title | The look on the practice in the construction of the identity of the nurse: picture of the strangeness of new learning scenarios | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: