Entre desigualdades sociais e educacionais: os permanentes desafios enfrentados por estudantes do ensino médio público brasileiro

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorQuintana, Eduardo-
Autor(es): dc.contributorSouza, Rolf Ribeiro de-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Jaqueline de Fátima-
Autor(es): dc.creatorSilva, Bruno Ferreira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:33:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:33:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-14-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27885-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752775-
Descrição: dc.descriptionO presente texto discorre sobre a distribuição de oportunidades e a consequente desigualdade educacional entre jovens no cenário brasileiro. Para isso, se apoia em uma pesquisa de abordagem qualitativa e caráter bibliográfico, norteada pelos princípios de qualidade e equidade, tecendo reflexões, sobretudo, acerca das persistentes barreiras enfrentadas pelos estudantes de escolas públicas se comparados com alunos social e economicamente privilegiados. Enfatizando os aspectos sociológicos inerentes à educação, essa pesquisa questiona o papel da escola e, mais especificamente, do ensino médio na manutenção ou dissolução das desigualdades sociais atravessadas pela população brasileira. Partindo dessa reflexão, concebe que mesmo a despeito das díspares políticas públicas que integram esse segmento, permanece no Brasil a necessidade de construção de um novo desenho político, mais democrático e equânime, que considere os jovens, a começar pelos mais socialmente subjugados, como sujeitos de direito, fomentando a concepção de uma educação reparadora, capaz de retificar injustiças e produzir mudanças efetivas em nível individual e coletivo.-
Descrição: dc.descriptionThis text discusses the distribution of opportunities and the consequent educational inequality among young people in the Brazilian scenario. For this, it is supported by a research with a qualitative approach and bibliographic character, guided by the principles of quality and equity, weaving reflections, above all, about the persistent barriers faced by students from public schools when compared to socially and economically privileged students. Emphasizing the sociological aspects inherent to education, this research questions the role of the school and, more specifically, of high school in the maintenance or dissolution of social inequalities crossed by the Brazilian population. Based on this reflection, it conceives that even in spite of the different public policies that make up this segment, there remains in Brazil the need to build a new political design, more democratic and equitable, which considers young people, starting with the most socially subjugated, as subjects of law, fostering the conception of a restorative education, capable of rectifying injustices and producing effective changes at the individual and collective level.-
Descrição: dc.description34 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDesigualdade-
Palavras-chave: dc.subjectJuventude-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectInequality-
Palavras-chave: dc.subjectYouth-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectHigh school-
Título: dc.titleEntre desigualdades sociais e educacionais: os permanentes desafios enfrentados por estudantes do ensino médio público brasileiro-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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