Definição da política de estoques de um posto de combustíveis com base em modelos de previsão de demanda

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRoboredo, Marcos Costa-
Autor(es): dc.contributorCosta, Helder Gomes-
Autor(es): dc.contributorPereira, Valdecy-
Autor(es): dc.creatorXavier, Victor Vasconcelos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:33:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:33:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-11-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-11-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4863-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752770-
Descrição: dc.descriptionCom a entrada todo ano de novos licenciamentos, caracterizando novos carros se locomovendo, e forte dependência dos meios de locomoção da matriz energética advinda do petróleo, os postos de combustíveis trabalham com um grande volume de vendas. Este mercado possui uma margem pequena de lucro frente ao preço do produto comercializado, necessitando vendas em grande escala para obtenção de bons resultados bem como a busca por redução em custos. Neste contexto, este trabalho propõe uma política de pedidos racional para um posto de combustíveis, baseada em modelos de previsão de demanda em séries temporais, que embasam a manutenção do estoque permitindo uma melhor utilização do mesmo. Como resultados deste trabalho, é mostrado que a aplicação da política é capaz de reduzir significativamente o custo total de estoque do posto estudado. Os resultados gerados pela política apresentaram reduções substanciais, em torno de 50% para alguns produtos, assim como um modelo de pedidos mais uniforme e menos suscetível a riscos-
Descrição: dc.descriptionWith each year’s new vehicle registration, meaning new cars on the streets, and the strong dependency of the means of transportation on the energy matrix coming from oil, the fuel stations work with large volumes of sale. This market has a small profit margin compared to the final product price, needing big scale sales to get good results as well as searches for cutting costs. In this context, this work proposes a rational orders policy for a fuel station, driven by a model of demand forecast in time series, based on stock maintenance allowing a better use of the stock itself. The results of this work show that the application of this policy can reduce significantly total stock costs of the fuel station studied. The results also show that this policy can substantially cut costs, about 50% for some products, as well as give an order model more uniform and less susceptible to risks-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectModelos de previsão-
Palavras-chave: dc.subjectSéries temporais-
Palavras-chave: dc.subjectGestão de estoques-
Palavras-chave: dc.subjectGestão de estoque-
Palavras-chave: dc.subjectPrevisão de demanda-
Palavras-chave: dc.subjectSérie temporal-
Palavras-chave: dc.subjectPosto de gasolina-
Palavras-chave: dc.subjectForecasting models-
Palavras-chave: dc.subjectTime series-
Palavras-chave: dc.subjectInventory management-
Título: dc.titleDefinição da política de estoques de um posto de combustíveis com base em modelos de previsão de demanda-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.