Tecnologia, cinema e a invenção do corpo contemporâneo : do corpo mecânico ao corpo digital

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerraz, Maria Cristina Franco-
Autor(es): dc.contributorCPF:36859785922-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781243Y7-
Autor(es): dc.contributorMachado, Hilda-
Autor(es): dc.contributorCPF:32200560222-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787415T5-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Giovandro Marcus-
Autor(es): dc.contributorCPF:20088794322-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797747Y6-
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Renata de Rezende-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:33:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:33:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-04-26-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21112-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752763-
Descrição: dc.descriptionThe object of this dissertation is the trajectory of the human body, in western societies, in some narratives built in the beginning of the 19th century to the beginning of the 21st century, and its change from a mechanical concept the body tied to the machines of industrial society to its digital format the body transformed into synthetic images in the cinema. The main objective is identifying transformations in the processes of production, circulation and consumption of a certain body model, based on the hollywoodian cinematographic discourse, which generated differentiated practices in the formation of this model, that we will call perfect body . The study was developed by means of an analysis of the movie S1m0ne, released in 2002, by the producer, director and scriptwriter Andrew Niccol who, in the movie, makes use of the New Communication Technologies (NCT) in order to build the perfect body of a movie actress. It is the construction of this perfect body that will be studied, in so far as this body presents itself as digital and makes use of imagetic techniques in order to be formatted. After mapping some of the characteristics of the body, in the period which contemplates post-Industrial Revolution modernity to contemporaneity, we analyze the passing of power technologies in the western society, departing from the hypothesis according to which at least two body models, which we will call machine-body and bio-body, and their respective discourses, were developed, originating the present model proposed by the hollywoodian filmic image: the perfect body , equivalent to the digital body, the bit-body. The discussions presented are based on the theoretical works of the philosopher Michel Foucault, who studied the history of sexuality and the body, introducing various themes into an archeology of knowledge and a genealogy of powers in modern and contemporary societies, besides authors who are in tune with the comprehension of the Cinema as an influent means of communication in the organization of thoughts and culture and, specially, in the formation of subjectivity.-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação tem por objeto a trajetória do corpo humano das sociedades ocidentais em algumas narrativas construídas do início do século XIX ao século XXI e sua mudança de uma concepção mecânica o corpo acoplado às máquinas da sociedade industrial ao seu formato digital o corpo transformado em imagens sintéticas no cinema. O objetivo principal é identificar as transformações nos processos de produção, circulação e consumo de um determinado modelo de corpo, a partir do discurso cinematográfico hollywoodiano, que gerou práticas diferenciadas na formação desse modelo, que denominaremos de corpo perfeito . O estudo foi desenvolvido mediante análise do filme S1m0ne: Nasce uma estrela!, lançado em 2002, pelo produtor, diretor e roteirista Andrew Niccol, que utiliza, no filme, as Novas Tecnologias de Comunicação (NTC) para construção do corpo perfeito de uma atriz de cinema. É a construção desse corpo que será estudada, na medida em que o mesmo apresentase como digital e utiliza-se das técnicas imagéticas para ser formatado. Após mapear algumas características do corpo, no período que contempla a modernidade pós-Revolução Industrial à contemporaneidade, analisamos a passagem das tecnologias de poder na sociedade ocidental, partindo da hipótese de que, pelo menos, dois modelos de corpo, que denominaremos de corpo-máquina e bio-corpo, e seus respectivos discursos, foram desenvolvidos dando origem ao atual modelo proposto pela imagem fílmica hollywoodiana: o corpo perfeito , equivalente ao corpo digital, o bit-corpo. As discussões apresentadas baseiam-se no referencial teórico do filósofo Michel Foucault, que estudou a história da sexualidade e do corpo, introduzindo temas diversos em uma arqueologia dos saberes e uma genealogia dos poderes nas sociedades moderna e contemporânea, além de autores afinados com a compreensão do Cinema como influente meio de comunicação na organização do pensamento e da cultura e, principalmente, na formação da subjetividade.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Comunicação-
Publicador: dc.publisherComunicação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da Comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da Informação-
Palavras-chave: dc.subjectCorpo-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectTechnology-
Palavras-chave: dc.subjectInformation technology-
Palavras-chave: dc.subjectCommunication technology-
Palavras-chave: dc.subjectBody-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO-
Título: dc.titleTecnologia, cinema e a invenção do corpo contemporâneo : do corpo mecânico ao corpo digital-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.