Diálogos entre ensino de Zoologia e educação não formal: aprendendo sobre biodiversidade e conservação de animais marinhos no ensino fundamental I

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSalomão, Simone Rocha-
Autor(es): dc.contributorSoares, Karla Diamantina de Araújo-
Autor(es): dc.contributorAmaral, Marise Basso-
Autor(es): dc.contributorSantos, Cinthya Simone Gomes-
Autor(es): dc.contributorMarinho, Elysiane-
Autor(es): dc.contributorMarinho-
Autor(es): dc.creatorSilva, Dayana Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:33:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:33:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31872-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752757-
Descrição: dc.descriptionA biodiversidade dos ambientes marinhos, os impactos que sofrem pelas ações antrópicas e a necessidade de sua conservação são temáticas importantes para discussão junto a alunos(as) da Educação Básica, visando sua formação cidadã, informada cultural e cientificamente. Nesse contexto, o potencial pedagógico dos espaços de educação não formais, notadamente os museus e centros de Ciências, pode ser mobilizado em diálogos com a escola. Caberia, então, investigar se atividades didáticas de ensino de Zoologia com tal perspectiva podem ser desenvolvidas desde a infância, com turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para além disso, avaliar se a conexão entre as exposições e coleções biológicas dos museus e os conhecimentos prévios e elementos culturais trazidos pelas crianças pode se constituir em caminho para enriquecer o ensino de Ciências nesse segmento escolar. Assim, o presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o ensino de Zoologia, voltado ao conhecimento da biodiversidade e à conservação da vida marinha, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, articulando atividades didáticas lúdicas e museus, caracterizando-os como locais de pesquisa e de divulgação científica. A metodologia contou com a produção de recursos didáticos variados envolvendo apresentação de slides ilustrados e lúdicos, vídeos, roda de conversa, jogo “Quem sou eu? Vida Marinha”, história em quadrinhos e conversa com a “cientista de tubarões e raias”. Esses recursos foram utilizados em duas aulas destinadas as turmas de quarto e quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Niterói/RJ, realizadas no âmbito de um projeto de extensão universitária da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. No momento da pesquisa, a escola estava vivenciando o retorno presencial, após o período de isolamento social devido à pandemia de Covid-19. Os(as) alunos(as) participaram das aulas no auditório da escola, com a mediação de professores(as) e orientadora pedagógica, respeitando o distanciamento e com uso de máscara. A licencianda pesquisadora e as professoras orientadoras participaram de forma remota, através da plataforma Zoom. Após as duas aulas, tratando dos temas “Vida Marinha” e “Biodiversidade marinha presente nos Museus”, os(as) alunos(as) produziram desenhos e textos individuais e coletivos, relativos aos conteúdos abordados. Os textos e desenhos produzidos, juntamente com os dados da gravação da 1a aula, foram analisados qualitativamente, considerando-se a participação e protagonismo das crianças nas discussões, e a expressão de elementos subjetivos, estéticos e de conhecimentos biológicos em seus textos e desenhos, buscando-se investigar a produção de significados e apropriação de conteúdos científicos. Os resultados obtidos mostram conhecimentos produzidos e o processo de conscientização dos estudantes sobre a importância da vida marinha e da conservação dos oceanos. Nossa reflexão do trabalho desenvolvido permitiu perceber a relevância da abordagem do tema nos anos iniciais do Ensino Fundamental, promovendo diálogo entre ensino de Ciências, cultura e museus, visando uma educação ambiental e contribuindo para a alfabetização científica. Adicionalmente,pode-se evidenciar a pertinência dos recursos didáticos utilizados, por promoverem interesse, participação e instigarem curiosidade, imaginação e um olhar investigativo dos(as) alunos(as), essenciais para o ensino de Ciências.-
Descrição: dc.descriptionThe biodiversity of marine environments, the impacts caused by anthropic actions and the need for its conservation are important themes for discussion with students of Basic Education, aiming at their formation as citizens, culturally and scientifically informed. In this context, the pedagogical potential of non-formal educational spaces, especially museums and science centers, can be mobilized in dialogues with schools. It is important, therefore, to investigate whether didactic activities for teaching Zoology with such a perspective can be developed since childhood, with classes in the early years of elementary school. Beyond that, to evaluate the connection between exhibits, biological museum collections, prior knowledge and cultural elements brought by children can be a way to enrich science teaching in this school segment. Thus, this study aims to reflect on the teaching of Zoology, focused on the knowledge of biodiversity and the conservation of marine life in the Early Years of Elementary School, articulating didactic playful activities and museums, characterizing these spaces as places of research and scientific dissemination. The methodology relied on the production of varied didactic resources involving the presentation of illustrated and ludic slides, videos, a conversation circle, a game called "Who am I? Marine Life", comics, and a conversation with the "shark and ray scientist". These resources were used in two classes for fourth e fifth years of the Elementary School of a municipal school in Niterói/RJ, carried out as part of a university extension project of the Education School of the Universidade Federal Fluminense. At the time of the research, students were experiencing the return to school, after a period of social isolation due to the Covid-19 pandemic. The students attended the two classes in the school's auditorium, with the mediation of teachers and pedagogical coordinator, respecting the social distance and wearing masks. The researcher undergraduate student and the pedagogical advisors participated remotely, through the Zoom platform. After attending the two classes about "Marine Life" and "Marine Biodiversity present in Museums", students produced individual and collective drawings and texts related to the contents discussed. The texts and drawings produced, along with the data from the 1st class recording, were analyzed qualitatively, considering the participation and protagonism of children in the discussions, and the expression of subjective and aesthetic elements and biological knowledge in their texts and drawings, seeking to investigate the production of meanings and appropriation of scientific content. The results obtained show the knowledge produced and the students' awareness process about the importance of marine life and ocean conservation. Our reflection of the work developed, allowed us to realize the relevance of addressing the theme in the early years of elementary school, promoting dialogue between science teaching, culture and museums, aiming at an environmental education and contributing to scientific literacy. Additionally, it could be evidenced the relevance of the didactic resources used by promoting interest, participation and instigating curiosity, imagination and an investigative look of students, essential for science teaching.-
Descrição: dc.description92 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAnos iniciais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectEspaços não formais-
Palavras-chave: dc.subjectVida marinha-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia marinha-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Zoologia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação não-formal-
Palavras-chave: dc.subjectBiodiversidade-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização científica-
Palavras-chave: dc.subjectEarly years-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Palavras-chave: dc.subjectNon-formal spaces-
Palavras-chave: dc.subjectMarine life-
Título: dc.titleDiálogos entre ensino de Zoologia e educação não formal: aprendendo sobre biodiversidade e conservação de animais marinhos no ensino fundamental I-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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