Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Costa, Isa | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Eden Vieira | - |
Autor(es): dc.contributor | Mansur, Newton Luiz Pires | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Felipe Martins | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:33:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:33:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/11226 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752756 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta resultados de um estudo sobre concepções de força e movimento aplicados a estudantes do Ensino Médio. Através de uma abordagem utilizando a História e Filosofia da Ciência (HFC), trabalhamos uma atividade investigativa que permitiu aos estudantes uma evolução conceitual sobre força e movimento. Por meio das concepções prévias dos estudantes, e também, pela leitura de um texto de apoio, foram aplicados dois questionários interpretativos, que serviram como dados comparativos para nossa análise. Os resultados obtidos revelam que, embora algumas concepções antigas tenham sido substituídas cientificamente pelo conceito de força newtoniano, elas ainda estão presentes nas ideias dos estudantes e resistem a mudanças mesmo após o estudo das leis de Newton. Como resultado principal aponta-se que a História da Ciência pode ser um grande aliado para desconstrução de concepções alternativas, particularmente, quando essas concepções foram anteriormente apresentadas e superadas ao longo da história do desenvolvimento de um conceito | - |
Descrição: dc.description | This work presents results of a study about conceptions of force and movement applied to High School students. Through an approach using History and Philosophy of Science (HPS), we worked on an investigative activity that allowed students a conceptual evolution about force and movement. Through the students' previous conceptions, and also through the reading of a supporting text, two interpretative questionnaires were applied, which served as comparative data for our analysis. The results show that although some early conceptions have been scientifically replaced by the concept of Newtonian force, they are still present in students' ideas and resist to changes even after the study of Newton's laws. As a main result it is pointed out that the History of Science can be a great ally for the deconstruction of alternative conceptions, particularly when these conceptions were previously presented and surpassed throughout the history of the development of a concept | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | História da ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Concepções espontâneas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conceito de força e movimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades investigativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Força | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | História da Ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | History of science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Apontaneous conceptions | - |
Palavras-chave: dc.subject | Concept of force and movement | - |
Palavras-chave: dc.subject | Investigative activities | - |
Título: dc.title | Concepções sobre força e movimento através de uma Abordagem HFC | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: