Concepções sobre força e movimento através de uma Abordagem HFC

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Isa-
Autor(es): dc.contributorCosta, Eden Vieira-
Autor(es): dc.contributorMansur, Newton Luiz Pires-
Autor(es): dc.creatorSilva, Felipe Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:33:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:33:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-12-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-12-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11226-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752756-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta resultados de um estudo sobre concepções de força e movimento aplicados a estudantes do Ensino Médio. Através de uma abordagem utilizando a História e Filosofia da Ciência (HFC), trabalhamos uma atividade investigativa que permitiu aos estudantes uma evolução conceitual sobre força e movimento. Por meio das concepções prévias dos estudantes, e também, pela leitura de um texto de apoio, foram aplicados dois questionários interpretativos, que serviram como dados comparativos para nossa análise. Os resultados obtidos revelam que, embora algumas concepções antigas tenham sido substituídas cientificamente pelo conceito de força newtoniano, elas ainda estão presentes nas ideias dos estudantes e resistem a mudanças mesmo após o estudo das leis de Newton. Como resultado principal aponta-se que a História da Ciência pode ser um grande aliado para desconstrução de concepções alternativas, particularmente, quando essas concepções foram anteriormente apresentadas e superadas ao longo da história do desenvolvimento de um conceito-
Descrição: dc.descriptionThis work presents results of a study about conceptions of force and movement applied to High School students. Through an approach using History and Philosophy of Science (HPS), we worked on an investigative activity that allowed students a conceptual evolution about force and movement. Through the students' previous conceptions, and also through the reading of a supporting text, two interpretative questionnaires were applied, which served as comparative data for our analysis. The results show that although some early conceptions have been scientifically replaced by the concept of Newtonian force, they are still present in students' ideas and resist to changes even after the study of Newton's laws. As a main result it is pointed out that the History of Science can be a great ally for the deconstruction of alternative conceptions, particularly when these conceptions were previously presented and surpassed throughout the history of the development of a concept-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da ciência-
Palavras-chave: dc.subjectConcepções espontâneas-
Palavras-chave: dc.subjectConceito de força e movimento-
Palavras-chave: dc.subjectAtividades investigativas-
Palavras-chave: dc.subjectForça-
Palavras-chave: dc.subjectMovimento-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da Ciência-
Palavras-chave: dc.subjectHistory of science-
Palavras-chave: dc.subjectApontaneous conceptions-
Palavras-chave: dc.subjectConcept of force and movement-
Palavras-chave: dc.subjectInvestigative activities-
Título: dc.titleConcepções sobre força e movimento através de uma Abordagem HFC-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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