Iraque em cena: cinema: opinião pública e o mito da guerra nos Estados Unidos da América

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMendonça, Paulo Knauss de-
Autor(es): dc.creatorGarcia, Maria Clara Ferreira Leite-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:33:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:33:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2014-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/204-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752744-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo principal analisar os filmes de ficção norte-americanos sobre a Guerra do Iraque produzidos entre 2003 e 2010, associando-os ao mito da guerra e à opinião pública sobre o conflito. Inscrevendo-se na perspectiva da ―história do tempo presente‖, a pesquisa foi motivada pela preocupação com os rumos da política externa estadunidense no século XXI e pela importância da cultura da mídia na vida contemporânea. O cinema, concebido dialeticamente como produto e agente social, é uma rica fonte para a compreensão dos elementos que permeiam o mito da guerra em geral e de cada conflito em particular. Ao mesmo tempo, o discurso crítico sustentado pelos filmes que abordam a Guerra do Iraque se relaciona à opinião pública norte-americana, que se tornou gradualmente contrária à guerra ao longo dos anos. Buscou-se, ainda, traçar uma hipótese explicativa para o surpreendente fracasso nas bilheterias dessas obras. Por fim, adotando a caracterização da cultura da mídia como um terreno de disputas, procuramos avaliar, através do estudo dos filmes, se é possível produzir cinema de dissenso em Hollywood.-
Descrição: dc.descriptionThis paper has a its main goal the analysis of American movies about the Iraq War produced between 2003 and 2010, associating them with the myth of war and also with the public opinion about the conflict. Within the perspective of "present time history", this research was motivated by several concerns with the foreing politics of the United States in the 21st century and the importance of media culture in contemporary life. Cinema is conceived both as a product and as a social agent, becoming a rich source for the understanding of the elements involved in the myth of war in general and in each particular conflict. At the same time, the criticism present in several movies the about Iraq War relates to the American public opinion, which gradually turned against that war. We also tried to find explanation for the suprisingly low financial return from these movies. Finally, defining the media culture as a field for disputes and debates, we tried to evaluate if it is possible to produc dissent in Hollywood cinema.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCinema americano-
Palavras-chave: dc.subjectFilme de guerra-
Palavras-chave: dc.subjectMito-
Palavras-chave: dc.subjectOpinião pública-
Palavras-chave: dc.subjectGuerra do Iraque, 2003-
Palavras-chave: dc.subjectMyth of war-
Palavras-chave: dc.subjectPublic opinion-
Palavras-chave: dc.subjectIraq war-
Título: dc.titleIraque em cena: cinema: opinião pública e o mito da guerra nos Estados Unidos da América-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.