O atendimento educacional especializado na perspectiva da educação inclusiva: o coensino na articulação com o planejamento escolar fortalecendo o diálogo família-escola

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLeme, Érika Souza-
Autor(es): dc.contributorToledo, Mônica dos Santos-
Autor(es): dc.creatorSilva, Andrea Tavares Rodrigues da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:33:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:33:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-11-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-11-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25016-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752720-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho monográfico tem por objetivo gerar reflexões a partir da prática docente, destacando a importância de se pensar o Atendimento Educacional Especializado na perspectiva do coensino reconhecido como missão da escola. A reflexão sobre ensino colaborativo requer uma discussão sobre o planejamento considerando o espaço macro (gestão escolar) e micro (sala de aula), incluindo no debate a relação família-escola. Para tanto, a metodologia desenvolvida tem embasamento em uma pesquisa bibliográfica e de relatos de experiência, cujos dados se referem à escola pública federal, do município de Niterói. A pesquisa destaca como resultados o alcance das práticas colaborativas no fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem de todos os alunos e na parceria família-escola, numa perspectiva inclusiva. Uma vez que minimizou os impactos negativos do ensino remoto na aprendizagem dos alunos e transpôs a barreira da falta de conhecimento especializado na área da educação especial, favorecendo a elaboração, aplicação e amadurecimento de práticas inclusivas por todos os envolvidos.-
Descrição: dc.descriptionThe present monographic work aims to generate reflections from teaching practice, highlighting the importance of thinking about Specialized Educational Assistance from the perspective of co-teaching recognized as a school's mission. The reflection on collaborative teaching requires a discussion on planning considering the macro (school management) and micro (classroom) space, including the family-school relationship in the debate. Therefore, the methodology developed is based on a bibliographic research and experience reports, whose data refers to the federal public school, at Niterói city. The research emphasizes that the results of collaborative practices in strengthening the teaching-learning process of all students and in the family-school partnership, in an inclusive perspective. Since it minimized the negative impacts of remote teaching on students learning and overcome the barrier of lack of specialized knowledge in the area of special education, favoring the elaboration, application and maturation of inclusive practices by all involved.-
Descrição: dc.description48 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Colaborativo-
Palavras-chave: dc.subjectAtendimento Educacional Especializado - AEE-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão Escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão Escolar-
Palavras-chave: dc.subjectCollaborative Teaching-
Palavras-chave: dc.subjectSpecialized Educational Assistance - AEE-
Palavras-chave: dc.subjectPlanning-
Palavras-chave: dc.subjectSchool inclusion-
Título: dc.titleO atendimento educacional especializado na perspectiva da educação inclusiva: o coensino na articulação com o planejamento escolar fortalecendo o diálogo família-escola-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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