Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Neves, Júlio César Bispo | - |
Autor(es): dc.contributor | Hecksher, Suzana Dantas | - |
Autor(es): dc.contributor | Figueiredo, Marcelo Gonçalves | - |
Autor(es): dc.creator | Ninho, Leticia Araujo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:33:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:33:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26071 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752714 | - |
Descrição: dc.description | A pandemia da COVID-19 gerou diversas mudanças na sociedade. No âmbito corporativo, o trabalho remoto que vinha sendo implementado gradualmente em algumas empresas precisou ser acelerado por conta das políticas de isolamento social. Entretanto, esse processo pode ser um risco à saúde do trabalhador quando feito de forma desestruturada, ou seja, sem que os postos de trabalho tenham sido adaptados para a nova modalidade de trabalho. Com o intuito de identificar a percepção dos estudantes de Engenharia de Produção da UFF Niterói sobre os seus postos de trabalho durante o home office implementado por conta da pandemia, foi aplicado um questionário constituído por 2 sessões. A primeira tem como objetivo mapear o perfil dos estudantes e verificar os seus postos de trabalho quanto aos aspectos da Ergonomia Física. Enquanto a segunda sessão, que foi estruturada com base no Questionário Nórdico, visa identificar os sintomas osteomusculares que estes sentem durante a realização das suas atividades. Com esse estudo foi possível identificar também que poucas foram as empresas que deram um suporte para os seus funcionários adaptarem o seu ambiente de trabalho de modo a minimizar o risco do aparecimento de dores e lesões. | - |
Descrição: dc.description | The COVID-19 pandemic has generated several changes in society. At the corporate level, the remote work that was being gradually implemented in some companies had to be accelerated due to social isolation policies. However, this process can be a risk to the worker's health when done in an unstructured way, that is, when the workstations have not been adapted for this new way of working. In order to identify the perception of Production Engineering students at UFF Niterói about their workstations during the home office implemented because of the pandemic, a questionnaire consisting of two sessions was applied. The first one aims to map the profile of the students and verify their workstations regarding the aspects of Physical Ergonomics. While the second session, which was structured based on the Nordic Questionnaire, aims to identify the musculoskeletal symptoms felt while they were performing their activities. With this study, it was also possible to identify that few companies provided support for their employees to adapt their work environment in order to minimize the risk of the appearance of pain and injuries. | - |
Descrição: dc.description | 54 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemia | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Posto de trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ergonomia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Questionário Nórdico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise ergonômica do trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teletrabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia de produção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemic | - |
Palavras-chave: dc.subject | Workplace | - |
Palavras-chave: dc.subject | Home office | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ergonomics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nordic Questionnaire | - |
Título: dc.title | Adaptação dos postos de trabalho em home office em tempos de pandemia da COVID-19: uma análise à luz da ergonomia física | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: