Antedimento educacional especializado para alunos com altas habilidades/superdotação: enriquecimento escolar na Escola Pública

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDelou, Cristina Maria Carvalho-
Autor(es): dc.contributorFernandes, Ediclea Mascarenhas-
Autor(es): dc.contributorLacerda, Thiago Corrêa-
Autor(es): dc.contributorLima, Neuza Rejane Wille-
Autor(es): dc.creatorPedrazzi, Sandra Barbosa Mertz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:33:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:33:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-18-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28560-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752692-
Descrição: dc.descriptionA ideia da inclusão escolar vem sendo globalmente difundida nos últimos anos. O Brasil vem participando de importantes movimentos internacionais e no fim do século passado, comprometeu-se a implantar a educação inclusiva em todo o seu território. Logo a Lei nº 9394/96, que trata das Diretrizes e Bases da Educação Nacional, foi promulgada e até hoje norteia as ações educacionais em todas as regiões do país, versando, dentre outros assuntos, sobre o direito de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação estarem matriculados, preferencialmente, em salas de aulas regulares e de recursos multifuncionais. Este estudo versa sobre os alunos com altas habilidades ou superdotação. Hoje, dos 707 discentes público-alvo da Educação Especial, matriculados na rede de ensino do município de Nova Friburgo, apenas catorze, todos do sexo masculino, foram identificados com altas habilidades ou superdotação. Contudo, eles ainda não recebem o atendimento educacional especializado ao qual fazem jus. Assim sendo, este estudo tem por objetivo criar um protótipo de programa de enriquecimento escolar para alunos com altas habilidades ou superdotação para ser aplicado inicialmente nas unidades polos de atendimento devido ao fator geográfico, social e econômico específico do município de Nova Friburgo, com vistas ao despertamento de talentos nas mais diversas áreas do conhecimento, orientação familiar e formação continuada dos docentes da Secretaria Municipal de Educação de Nova Friburgo (SME-NF). O estudo foi realizado pela metodologia pesquisa-ação. Os sujeitos foram alunos, responsáveis e professores das salas de aula regulares e de recursos multifuncionais. Foi oferecido atendimento educacional especializado para alunos com altas habilidades ou superdotação contendo rodas de conversa para os responsáveis e o público interessado no assunto. Essa ação promoverá um espaço na escola para expressar a sensibilidade, mostrar a precocidade e o autodidatismo com inclusão e respeito às diferenças individuais.-
Descrição: dc.descriptionThe idea of school inclusion has been globally widespread in recent years. Brazil has been participating in important international movements, and at the end of the last century it has committed itself to implementing inclusive education throughout its territory. Soon Law No. 9394/96, which deals with the Guidelines and Bases of National Education, was promulgated and to date guides educational actions in all regions of the country, addressing, among other issues, the right of students with disabilities, global disorders Of development, high skills or giftedness are enrolled, preferably in regular classrooms and multifunctional resources. This study is about students with high skills or giftedness. Today, of the 707 Special Education target audience, enrolled in the school network of the municipality of Nova Friburgo, only fourteen, all males, were identified with high skills or giftedness. However, they still do not receive the specialized educational care they are entitled to. Thus, this study aims to create a prototype of school enrichment program for students with high skills or giftedness to be applied initially in the poles of attendance due to the geographic, social and economic specific factor of the municipality of Nova Friburgo, with a view to Awakening of talents in the most diverse areas of knowledge, family orientation and continuing education of the teachers of the Nova Friburgo Municipal Department of Education (SME-NF). The study was carried out by the researchaction methodology. The subjects were students, teachers and teachers of regular classrooms and multifunctional resources. Specialized educational services were offered to students with high skills or giftedness with talk wheels for those responsible and the public interested in the subject. This action will promote a space in the school to express sensitivity, show precocity and self-learning with inclusion and respect for individual differences.-
Descrição: dc.description70 f-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectSuperdotado-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial-
Palavras-chave: dc.subjectEscola pública-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Título: dc.titleAntedimento educacional especializado para alunos com altas habilidades/superdotação: enriquecimento escolar na Escola Pública-
Título: dc.titleSpecialized educational service for students with high abilities/giftedness: school enrichment in Public Schools-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.