Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Freitas, Adriano Vargas | - |
Autor(es): dc.contributor | Crisaff, Lhaylla dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Dassie, Bruno Alves | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Nathalia Christine Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:33:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:33:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28607 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752682 | - |
Descrição: dc.description | A proposta do Programa Etnomatemática pode ser ainda considerada recente, o conceito relacionado à etnomatemática , por exemplo, surgiu na década de 19 70 . Por meio d os estudos e ideias propagadas pelo matemático e professor Ubiratan D’Ambrosio, conhecido com o um d e seus pai s , passamos a compreender a defesa de que o ensino da matemática pode ser feito de forma mais humanizada. O P rograma envolve a análise d os saberes e fazeres envolvendo práticas que podem, inclusive, ser em considerada s matemáticas , em diferentes contextos sociais e culturais. Dada a relevância do tema e a procura por uma definição para Etnomatemática , diversos autores da área da Educação Matemática dão as suas contribuições relacionando - o à matemática s e cultura s. Este trabalho de conclusão de curso analisa algumas destas concepções , mas em especial, destaca as provenientes de licenciandos de M atemática da Universidade Federal Fluminense . Os dados foram coletados por meio do preenchimento de um questionário online , e indicaram a ampla defesa de que seja ampliado espaço d e estudos relacionados a Etnomatemática neste curso | - |
Descrição: dc.description | 41 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Etnomatemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Concepções de Licenciandos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Etnomatemática | - |
Título: dc.title | Concepções de licenciandos de Matemática sobre a Etnomatemática | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: