Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia como vetores para o desenvolvimento territorial no Estado do Rio de Janeiro

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Juliana Nunes-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0972885425744948-
Autor(es): dc.contributorMartins, Flávia Elaine da Silva-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3099336524347389-
Autor(es): dc.contributorSilva, Augusto César Pinheiro da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2528456367910899-
Autor(es): dc.contributorIbañez, Pablo-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5040215029884071-
Autor(es): dc.creatorSouza, Mauro Sergio Pinheiro dos Santos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:33:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:33:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-06-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32240-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752665-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação investiga os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia como vetores da política pública de Educação do Governo Federal para o desenvolvimento local e regional. A partir da revalorização e ressignificação da educação profissional para a produção de inovações e a qualificação acadêmico-profissional da população atendida, o território emerge como o locus privilegiado na ação do Estado. É no bojo das mudanças operadas no sistema produtivo que a atuação do Estado se faz sentir, ao se engajar os territórios, nas escalas local e regional, no desenvolvimento do País e na competição econômica nacional. É com base nessas premissas que se estabeleceu a expansão da rede federal de ensino profissional e a criação dos Institutos Federais: a educação profissional para a elevação da educação da população atendida e na produção de inovações, a partir da prospecção das potencialidades locais e regionais. A expansão da rede federal de ensino seguiu a critérios que visaram distribuir de modo mais ubíquo, no território, as novas unidades criadas. Essa operacionalização da expansão da rede se realizou de modo planejado no ordenamento territorial, com o uso do poder que detém o Estado para a constituição de infraestruturas no território no desenvolvimento local e regional. Nesse sentido, esta pesquisa apresenta uma reflexão sobre o papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico local e regional, com a criação dos Institutos Federais. O objetivo é analisar se as unidades que integram os Institutos Federais do estado do Rio de Janeiro atendem aos municípios e às regiões estaduais. Assim, perscrutam-se os efeitos da expansão da rede federal de ensino na distribuição dos cursos regulares dos Institutos Federais, nos diferentes níveis de ensino, nos municípios e regiões fluminenses. Analisa-se, também, se os cursos regulares ofertados e as características econômicas locais e regionais se coadunam. Para tanto, a metodologia da pesquisa compreende a análise de documentos institucionais dos Institutos Federais do estado do Rio de Janeiro, e do Governo Federal, em particular do Ministério da Educação, Tribunal de Contas da União e do Instituto Nacional da Propriedade Intelectual. Ademais, realiza-se uma pesquisa qualitativa a partir de entrevistas com os gestores dos campi dos Institutos Federais do estado, a fim de indicar o papel dessas unidades no desenvolvimento territorial. Investigase a produção de inovações e os depósitos de patentes realizados, visando-se entender o papel desempenhado pelos Institutos no fortalecimento da produção de inovações nos municípios e regiões do estado do Rio de Janeiro. Conclui-se que os Institutos Federais do estado do Rio de Janeiro são, efetivamente, vetores estratégicos no desenvolvimento territorial fluminense.-
Descrição: dc.descriptionThis paper aims to investigate the Federal Institutes of Education, Science and Technology as vectors of the educational public politics of the Federal Government for local and regional development. By revaluing and giving a new meaning to vocational education in order to produce innovations and the academic and vocational qualification of population, the territory emerges as a privileged locus in the action of the State. It is in the center of the modifications done in the productive system that the State acts, when engaging the territories, in local and regional scales, in the development of the country and in the national economic competition. It was according to those assumptions that it has been established the expansion of the federal vocational education network and the creation of the Federal Institutes: the vocational education for the improvement of the education of the population and in the production of innovations, through the prospection of the local and regional potentiality. The expansion of the federal teaching network has followed some criteria which aimed to distribute in the territory, in a more ubiquitous way, the new units that have been created. Such operation of the network expansion has been done in a planned manner in the territory order, by using the power that the State holds in order to constitute infrastructures in the territory to develop locally and regionally. In this sense, this research presents an understanding upon the State’s role in both the social and economic development of locals and regions, with the creation of the Federal Institutes. The objective is to analyze if the units that compose the Federal Institutes of the Rio de Janeiro State are available to cities and regions. Therefore, the effects of the expansion of the federal teaching network in the distribution of the regular courses of the Federal Institutes are analyzed, in different levels of education, in the cities and regions in Rio de Janeiro. Furthermore, the research examines if the offered regular courses and the local and regional economic characteristics are consistent. Hence, a research methodology includes an analysis of institutional documents of the Federal Institutes of Rio de Janeiro, and the Federal Government, especially the Ministry of Education, Federal Court of Accounts and National Institute of Industrial Property. Besides, it carried out a qualitative research based on interviews with campi managers of the Federal Institutes, in order to indicate the role of these units in the territorial development. The production of innovations and the deposition of the patents that have been done are investigated, in order to understand the role of the Institutes in the fortification of the production of innovations in the cities and in the regions of Rio de Janeiro State. The conclusion is that Federal Institutes are strategical vectors for territorial development on the Rio de Janeiro State.-
Descrição: dc.description233 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectInstituto Federal-
Palavras-chave: dc.subjectEducação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectInovação-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento regional-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro (Estado)-
Palavras-chave: dc.subjectFederal Institute-
Palavras-chave: dc.subjectVocational education-
Palavras-chave: dc.subjectInnovation-
Palavras-chave: dc.subjectDevelopment-
Título: dc.titleOs Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia como vetores para o desenvolvimento territorial no Estado do Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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