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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Rocha, Ana Paula Antunes | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Maria Onete Lopes | - |
Autor(es): dc.contributor | Bergo, Renata Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Ivan Santos da Conceição | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:33:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:33:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31950 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752648 | - |
Descrição: dc.description | Tendo como pano de fundo o caráter convencional da ortografia em geral, este trabalho trata especificamente dos dígrafos da língua portuguesa “xc”, “sc”, “sç”, “ss” e “xs”, todos representativos, na escrita, do fonema /s/. Por meio da aplicação de um questionário, verificou-se como graduandos em Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense bem como estudantes do Curso Normal no Colégio Dr. Artur Vargas, localizado no município de Angra dos Reis, compreendem os dígrafos em pauta. Além disso, foi feita a análise de alguns livros didáticos que vêm sendo usados por escolas de Angra dos Reis no Ensino de Jovens e Adultos e no ensino Fundamental (anos iniciais) a fim de se verificar como as atividades e conteúdos que envolvem dígrafos podem estar sendo trabalhados na alfabetização. A análise das respostas dadas aos formulários explicita que equívocos os futuros alfabetizadores cometem na compreensão das peculiaridades da ortografia do português, o que, consequentemente, pode afetar sua prática didático-pedagógica. A detecção e análise desses equívocos e também dos pontos positivos encontrados nas respostas dos estudantes poderão servir para um aprimoramento da formação dos alfabetizadores seja no âmbito da graduação seja no âmbito da formação continuada de professores. A partir da identificação de equívocos presentes nas respostas dos estudantes que preencheram os formulários, da análise dos livros didáticos selecionados, apontam-se, neste trabalho, desafios no ensino-aprendizagem dos dígrafos, que podem relacionar-se com desafios gerais do trabalho escolar com a ortografia, e propõem-se orientações que poderão ser aproveitadas na formação de alfabetizadores, seja no ensino superior seja no ensino profissionalizante ou mesmo na formação continuada. | - |
Descrição: dc.description | Against the background of the conventional orthographic profile in general, the present report specifically addresses the digraphs of the Portuguese language "xc," "sc," "sç," "ss," and "xs," all representing the phoneme /s/ in writing. Through a questionnaire, it was found that graduates in Pedagogy from the Institute of Education of Angra dos Reis at the Federal University, as well as students of the pedagogical program at Dr. Artur Vargas School, located in the municipality of Angra dos Reis, understand the digraphs in question. Additionally, an analysis was conducted on some textbooks used in Angra dos Reis schools to teach young people, adults, and elementary school students (early years), in order to assess how the activities and content related to digraphs are addressed in literacy education. The analysis of the answers provided explicit information on the mistakes made by future literacy teachers consequently, it can influence their didactic-pedagogical approach. Identifying and analyzing these misconceptions, along with the positive aspects found in the students' responses, can contribute to the improvement of literacy educator training, both in undergraduate programs and in ongoing professional development for teachers. By identifying the misconceptions present in the students' questionnaire responses and analyzing the selected textbooks, this study reveals challenges in the teaching and learning of digraphs. These challenges may be linked to broader challenges in orthographic work within the school environment. Additionally, the study proposes guidelines that can be applied to the training of literacy educators, whether in higher education, vocational training, or ongoing professional development. | - |
Descrição: dc.description | 84 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | dígrafos consonantais | - |
Palavras-chave: dc.subject | fonema /s/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | consonant digraphs | - |
Palavras-chave: dc.subject | phoneme /s/ | - |
Título: dc.title | Dígrafos do português que representam o fonema /s/: como são entendidos pelos futuros alfabetizadores? | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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