Percepção e vivência da relação teoria e prática no trabalho pedagógico: análise da experiência de egressos do Curso de Pedagogia da FEUFF (Niterói)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Waldeck Carneiro da-
Autor(es): dc.contributorCPF:82023018749-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4784115E9-
Autor(es): dc.creatorSilva, Kátia Aparecida Sá Carvalho da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:33:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:33:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2006-08-09-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/19179-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752639-
Descrição: dc.descriptionLa recherche analyse la rupture épisthémologique qui s´est produite dans le champ de la formation des enseignants, particulièrement dans le diplôme de Pédagogie de la Faculté d Education de l Université Fédérale Fluminense (FEUFF), tout en mettant en relief le replacement des rapports entre théorie et pratique, fondé sur le dépassement de la conception par laquelle la théorie pédagogique est tout simplément appliquée sur la pratique pédagogique, celle-ci n étant donc pas perçue comme un légitime lieu de production de savoirs. Dans ce sens, l´étude approfondie la notion d unité entre théorie et pratique, en montrant comme ce rapport a lieu spécialément entre l´Education (la pratique) et la Pédagogie (la théorie). On présente la sociologie et l épisthémologie comme des sciences qui, une fois tournées vers l´éducation, proposent de très importantes contributions à la compréhension du phénomène éducatif comme un processus social et de construction de savoirs. La recherche présente un apperçu de l évolution du diplôme de Pédagogie au Brésil, mettant l accent sur le débat à propos du rapport entre théorie et pratique, dès sa génèse jusqu à ces jours. Par la recherche de terrain, on analyse les perceptions des pédagogues issus de la formation en Pédagogie de la FEUFF, dans le but d identifier la façon dont ils regardent et vivent les rapports entre théorie et pratique dans leur quotidien, tout en cherchant à comprendre si leurs perceptions sont influencées par la formation passée à la FEUFF. Comme conclusion principale, l étude confirme que le passage par la formation en Pédagogie à la FEUFF est, sans aucun doute, le fondement le plus important de leurs perceptions à propos des rapports entre théorie et pratique.-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa analisa a ruptura epistemológica que se realizou no campo da formação de professores, mais especificamente no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (FEUFF), destacando a recolocação da relação entre teoria e prática, com base na superação da concepção aplicacionista da teoria pedagógica e na ressignificação da prática como lugar de produção de saberes. Nesse sentido, aprofunda o conceito de unidade entre teoria e prática, mostrando como essa relação se dá especialmente entre a Educação (prática) e a Pedagogia (teoria). Apresenta a Sociologia e a Epistemologia como ciências que, uma vez voltadas à educação, oferecem importantes contribuições à compreensão do fenômeno educativo como processo social e de construção de conhecimento. Traça um panorama geral da evolução do curso de Pedagogia no Brasil, destacando como o debate sobre a relação teoria e prática foi se dando, desde sua gênese até a atualidade. Analisa as percepções dos egressos do curso de Pedagogia da FEUFF, no intuito de identificar como eles percebem e vivenciam a relação teoria e prática no seu cotidiano e de compreender se essa percepção é fruto, entre outros, das experiências que vivenciaram no referido curso. Como principal conclusão, constata-se que, com efeito, a formação vivida no curso de Pedagogia da FEUFF é o principal fundamento de suas percepções sobre a relação teoria e prática.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectRelação teoria e prática-
Palavras-chave: dc.subjectCurso de pedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectEgressos-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titlePercepção e vivência da relação teoria e prática no trabalho pedagógico: análise da experiência de egressos do Curso de Pedagogia da FEUFF (Niterói)-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.